Ao comprar um telefone celular, você sempre espera não ter problemas com o aparelho, mas em eventuais situações pode se tornar necessário entrar em contato com a marca dele para resolver um problema. Apesar das leis do Brasil serem similares quanto a garantia de produtos, o processo para levar o aparelho até uma assistência ainda varia bastante dependendo de sua fabricante.
Para lhe ajudar a saber um pouco mais como funcionam os processos das assistências técnicas no Brasil, o Olhar Digital entrou em contato com as maiores marcas de smartphones, como a fabricante Motorola. A seguir, veja como é o processo das assistências técnicas autorizadas da Motorola no Brasil.
O atendimento é feito online e/ou presencial em centros autorizados?
O atendimento ao consumidor pode ser feito online por meio de canais de chat, e-mail e redes sociais. Neles, o suporte é relacionado em questão de dúvidas de manuseio, características e experiências dos aparelhos e soluções de problemas em primeiro nível.
Em casos específicos, pode existir a necessidade de o cliente encaminhar o seu smartphone para uma assistência técnica. No total, são 44 centros autorizados espalhados em diversas cidades do Brasil. Quando não se tem uma assistência técnica em sua cidade, o aparelho pode ser enviado via Correios para a análise.
Como se encontra a assistência técnica autorizada mais próxima?
Através do site oficial da Motorola, o consumidor consegue encontrar a assistência técnica autorizada mais perto por meio de seu CEP. Além disto, para agilizar o processo, a Motorola também conta com a opção do serviço de agendamento, que pode ser feito através deste link.
Como saber se o aparelho ainda está na garantia?
A Motorola oferece uma garantia de 12 meses para seus aparelhos, com o prazo sendo contado a partir da compra do produto. Em caso de dúvidas, o consumidor também pode verificar se o seu smartphone ainda está na garantia ao entrar com o IMEI dele no site da fabricante.
O consumidor fica com um aparelho de reserva enquanto o reparo é realizado?
No momento, a Motorola não conta com um programa de empréstimo enquanto é realizado o conserto do aparelho.
Qual o prazo máximo para o conserto de um aparelho?
O prazo para que o reparo de um aparelho da Motorola seja feito é sempre analisado pela equipe de técnicos e informado para o seu cliente. Atualmente, em mais de 95% dos casos, os reparos em smartphones da marca estão sendo realizados em até dois dias úteis.
Em quais casos a garantia do aparelho fica violada e o consumidor precisa pagar pelo serviço?
Os cuidados com o uso são indicados no manual de instrução, bem como no site da empresa. Nas situações em que é identificado o uso incorreto do aparelho, o seu reparo é realizado mediante aprovação de orçamento.
Existem modelos de aparelhos ou situações específicas em que o conserto pode não ser realizado?
Não. Todos os aparelhos encaminhados as assistências têm o seu reparo feito de forma definitiva.