Ao comprar um telefone celular, você sempre espera não ter problemas com o aparelho, mas em eventuais situações pode se tornar necessário entrar em contato com a marca dele para resolver um problema. Apesar das leis do Brasil serem similares quanto a garantia de produtos, o processo para levar o aparelho até uma assistência ainda varia bastante dependendo de sua fabricante.

Para lhe ajudar a saber um pouco mais como funcionam os processos das assistências técnicas no Brasil, o Olhar Digital entrou em contato com as maiores marcas de smartphones, como a fabricante Asus. A seguir, veja como é o processo das assistências técnicas autorizadas da Asus no Brasil.

O atendimento é feito online e/ou presencial em centros autorizados?

Para fazer o reparo de um aparelho da ASUS no Brasil, o consumidor tem duas opções. Na primeira delas, contando com assistências técnicas autorizadas em São Paulo, Brasília, Curitiba, Recife, Salvador e Belo Horizonte, o consumidor pode ir diretamente até a assistência desejada e realizar o reparo diretamente nelas.

Quando o consumidor não tem uma assistência técnica autorizada em sua cidade, os aparelhos para reparo podem ser enviados via Correios para a central de reparo da ASUS, que fica localizada em São Paulo.

Como se encontra a assistência técnica autorizada mais próxima?

Para se encontrar uma assistência técnica autorizada da Asus, o caminho mais fácil é acessar este link direto, que já possui uma lista com todos os locais especializados. Além disto, neste mesmo link é possível preencher o formulário necessário para o envio do aparelho a uma central, caso não possa comparecer pessoalmente.

Como saber se o aparelho ainda está na garantia?

A garantia dos smartphones da ASUS tem validade de 12 meses a partir da data da compra do produto. Para se certificar que o aparelho ainda esteja na garantia, é necessário conferir a nota fiscal do mesmo.

O consumidor fica com um aparelho de reserva enquanto o reparo é realizado?

No momento, a ASUS não trabalha com este tipo de opção. Assim, o consumidor fica sem um aparelho enquanto o conserto é feito.

Qual o prazo máximo para o conserto de um aparelho?

A ASUS segue o Código de Defesa do Consumidor (CDC), sendo o prazo máximo para a devolução do produto reparado de 30 dias.

Caso o produto seja encaminhado para a assistência técnica via Correios, o prazo de 30 dias para reparo iniciará sua contagem a partir da data de postagem do produto nos correios e terminará no recebimento do produto pelo consumidor.

Em quais casos a garantia do aparelho fica violada e o consumidor precisa pagar pelo serviço?

A garantia não cobre problemas causados por danos decorrentes de mau uso ou uso inadequado, incluindo, mas não se limitando a quedas, golpes, fogo, alta umidade ou chuva, produtos de limpeza, exposição ao excesso de calor, interferência magnética, armazenamento, adaptadores desconhecidos ou danificados, utilização de objetos pontiagudos, violação, transporte inadequado, dentre outros.

Além disto, danos causados por uso inadequado do produto ou por acessórios e produtos de terceiros não homologados pela ASUS também violam a garantia do aparelho.

Existem modelos de aparelhos ou situações específicas em que o conserto pode não ser realizado?

A ASUS Brasil oferece suporte para produtos adquiridos em território nacional, portanto, produtos trazidos do exterior não terão garantia aqui.