Como fazer a cópia de um arquivo do Google Drive para outra conta

Uma simples dica no Google Drive deixa você fazer uma cópia de segurança dos seus itens em outra conta sem que os arquivos originais sejam alterados. Veja!
Alvaro Scola24/06/2019 18h33, atualizada em 24/06/2019 18h45

20190426015604

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Devido a necessidade de possuir os seus arquivos em qualquer lugar, os serviços de armazenamento na nuvem se popularizaram bastante. Nesse cenário, ainda é comum encontrar pessoas que acabem utilizando mais de uma conta, precisando dos mesmos arquivos para ambas credenciais.

Se você utiliza o Google Drive, você já deve ter notado que ao compartilhar um arquivo, a pessoa que recebê-lo também estará fazendo edições no seu documento original. Ainda assim, existe um método de realizar uma transferência de arquivos, sem que a pessoa acabe afetando o seu trabalho. Confira:

Como transferir arquivos de uma conta para outra no Google Drive

Para realizar esta tarefa mencionada acima não será necessário fazer a instalação de nenhum programa, ou seja, serão utilizados apenas recursos que se encontram dentro do próprio Google Drive. Além disso, o processo abaixo foi realizado em um computador, mas também pode ser executado em celulares, sendo que a interface e algumas funções acabam tendo o seu lugar trocado. Confira:

  1. Comece acessando a conta do Google Drive que possui o arquivo a ser enviado;
  2. Na lista de arquivos, selecione o que deverá ser enviado ao clicar com o botão direito do mouse e vá em “Compartilhar”;

    Reprodução

  3. Agora, adicione o e-mail de quem receberá o arquivo assim como está destacado na imagem abaixo e clique em “Enviar”.

    Reprodução

Neste momento, assim como foi dito anteriormente, o seu arquivo está apenas compartilhado com alguém. Na prática, tudo a que pessoa editar será visto por você e vice-versa. Então, para que isso não ocorra é necessário seguir estes passos:

  1. Realize o login no Google Drive em que você recebeu o arquivo;
  2. Ao localizar o arquivo recebido, clique com o botão direito nele e selecione a opção “Fazer uma cópia”;

    Reprodução

  3. Após ter feito a cópia, você pode selecionar a opção de remover o arquivo compartilhado, sendo que ele será apena de sua conta, ou seja, ele continuará a existir na conta de quem faz o envio.

    Reprodução

Pronto! Agora, você já sabe como realizar a cópia de um arquivo no Google Drive sem que eles fiquem sincronizando informações entre si. Este é o método ideal de realizar cópias de documentos que possuam mais de uma versão.

Editor(a)

Alvaro Scola é editor(a) no Olhar Digital