Como desabilitar a sincronização de dados de contas da Microsoft

O Windows 10 salva algumas configurações e dados na nuvem para serem sincronizados entre diferentes computador. Saiba como desabilitar isto!
Alvaro Scola29/07/2019 18h45, atualizada em 29/07/2019 19h05

20190724030640

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Microsoft permitiu a partir do Window 8 utilizar uma conta da Microsoft para fazer o login no sistema, além de também permitir o uso de contas locais. A grande vantagem do uso de uma conta Microsoft, por sua vez, fica para a possibilidade de sincronizar alguns dados como senhas, temas usados e outras configurações em diferentes máquinas.

Por padrão, o Windows 10 já vem com estas opções de sincronização de dados habilitadas, mas caso elas não tenham uso para você, é possível fazer com que os seus dados não parem na nuvem. A seguir, confira como desabilitar a sincronização de dados de contas Microsoft.

Importante

Para realizar a tarefa mencionada acima não é necessário fazer o uso de nenhum programa de terceiros, ou seja, são utilizadas apenas funções encontradas no próprio Windows 10.

Como desabilitar a sincronização de dados do Windows 10

O método mais fácil para não sincronizar os dados é através do menu de Configurações do Windows 10. Veja como acessar esta função:

  1. Aperte junto as teclas “Win + I” para abrir a tela de “Configurações” do Windows 10 e entre em “Contas”;

    Reprodução

  2. Na nova tela, entre em “Sincronizar configurações”;

    Reprodução

  3.  Pelas opções que estão na parte direita da tela, você pode parar a sincronização de todos os dados ou apenas de itens desejados.

    Reprodução

Desabilitando a sincronização de dados no Windows 10 Professional

Caso você utilize uma versão do Windows 10 Professional, além do método exibido acima, você também pode desabilitar alguns dados extras pelo “Editor de Política de Grupo Local”. Confira:

  1. Aperte junto as teclas “Win+R” para abrir o “Executar” e entre com o comando: gpedit.msc;

    Reprodução

  2. Pelo menu que fica na parte esquerda da janela, entre em “Configuração do Computador > Modelos Administrativos > Componentes do Windows > Sincronizar suas configurações”;

    Reprodução

  3. Agora, basta entrar nos itens desejados e deixá-los com o valor “Desabilitado”;

    Reprodução

  4. Reinicie o computador.

Pronto! Agora, você já sabe como desabilitar a sincronização de dados da conta Microsoft.

Editor(a)

Alvaro Scola é editor(a) no Olhar Digital