Para que você possa utilizar o seu celular ou notebook com comodidade é praticamente imprescindível ter uma conexão Wi-Fi, seja em seu escritório ou em sua casa. Apesar da comodidade fornecida por ela, algo que preocupa muita gente fica por conta de possíveis intrusos no Wi-Fi, que podem usufruir de sua conexão sem consentimento.
Felizmente, para evitar este tipo de problema, a maioria dos roteadores Wi-Fi contam com algumas funções um pouco mais avançadas, como um filtro de endereços MAC. A seguir, veja como ativar o filtro de endereços MAC do seu roteador para conexões Wi-Fi.
Importante
Apesar do processo abaixo deixar a sua rede protegida de algumas conexões indesejadas, é necessário lembrar que um endereço MAC pode ser clonado para burlá-lo. Assim, mesmo ao fazer esta configuração, você ainda deve manter a senha de seu Wi-Fi criptografada.
O que é o endereço MAC
Todo equipamento que possui um dispositivo para comunicação, como uma placa de rede ou receptor de sinal Wi-Fi conta com um MAC, que pode ser considerado um endereço único utilizado para o controle de acesso.
Como encontrar o endereço MAC
O processo para você saber qual o endereço MAC, é claro, acaba variando de acordo com o seu dispositivo. Assim, o Olhar Digital elaborou um pequeno guia para você saber como prosseguir em cada plataforma.
No Windows
O processo a ser realizado no Windows é feito através do Prompt de comando, sendo bem simples de ser executado. Veja:
- Aperte junto as teclas “Win + R” para abrir o executar e entre com o comando: cmd;
- Na tela do prompt de comando, digite: ipconfig/all;
- Anote o “Endereço físico” de seu Wi-Fi.
No Android e iOS
Para quem utiliza um celular, o processo para achar o seu endereço MAC também acaba sendo bem simples. Confira primeiro como o processo é feito no Android:
- Dentro das “Configurações”, vá em “Sobre o telefone > Status”.
Se você está com um iPhone, o processo também é bem parecido com o que foi feito no Android, sem precisar instalar nada para verificar o endereço MAC. Veja:
- Dentro de ajustes, entre em “Geral” e vá em “Sobre”.
Como ativar o filtro de endereços MAC
Antes de começar a ativar o filtro de endereços, é necessário saber também o endereço do IP de seu roteador para acessar a sua interface. Para isto, basta seguir estes passos:
- Aperte junto as teclas “Win + R” para abrir o executar e entre com o comando: cmd;
- Na tela do prompt de comando, digite: ipconfig;
- Anote o endereço do “Gateway padrão”.
Agora que você já tem o endereço IP de seu roteador, é necessário acessar a sua parte administrativa através de um navegador. Para o tutorial abaixo foi utilizado um roteador da TP-LINK, entretanto, o processo deve ser similar para aparelhos de outras marcas com algumas diferenças entre seus menus e o nome das opções. Veja:
- Acesse o endereço do roteador pelo navegador de sua preferência e entre com a sua senha para acessá-lo. Caso esteja em dúvida sobre as credenciais, verifique o manual do seu aparelho ou se ele possui uma etiqueta em seu corpo com os dados;
- Na tela inicial, selecione para qual rede deve ser ativado o filtro de endereços MAC. Neste caso, estamos usando um roteador dual-band e o filtro será ativado para a rede 2,4 GHz;
- Entre em “Filtro de MAC Wireless”;
- Agora, cadastre os endereços de MAC utilizando a opção “Adicionar Novo” e clique em “Habilitar”. Por fim, ainda na mesma tela, em “Regras de filtragem”, defina se os endereços listados devem estar aptos ou não a usar sua rede;
- Reinicie o roteador.
Pronto! Agora, você já sabe como habilitar o filtro de endereços MAC para limitar quem pode ou não utilizar a sua rede Wi-Fi.