A distribuição de jogos por lojas digitais veio para facilitar a vida de quem nem sempre pode ir até uma loja física, além de trazer outras vantagens como um catálogo maior. Presente nos videogames da Sony desde o PlayStation 3, a PSN é uma destas lojas, mas que traz dor de cabeça a alguns consumidores com velocidades de download baixas para instalar os jogos.
Para contornar este problema, através do uso de um computador é possível criar um servidor proxy que auxiliará os downloads da PSN a ficarem mais rápidos. A seguir, veja como acelerar os downloads que são feitos na PSN pelo PlayStation 3, 4 e Vita:
No computador
A primeira parte do tutorial envolve fazer a configuração de um programa no computador, que estará rodando o servidor proxy. Confira:
- Realize o download do PSX Download Helper por este link;
- Extraia o conteúdo do arquivo ZIP para uma pasta de fácil acesso;
- Ao iniciá-lo pela primeira vez, anote o endereço IP que aparece, a porta em que ele rodará e clique em “Start”;
- Deixe o programa rodando e não o feche.
No PlayStation
Agora que o servidor de proxy já está rodando, é necessário configurar a rede do PlayStation 3, 4 ou Vita para utilizá-lo. Como exemplo, o passo-a-passo abaixo foi realizado no PlayStation 4. Veja:
- Entre em “Configurações”;
- Acesse a opção “Rede”;
- Vá em “Configurar conexão à internet”;
- Selecione a opção referente a como é feita a sua conexão;
- Opte pelo modo “Personalizar”;
- Prossiga normalmente com a configuração até chegar em “Proxy” e use a opção “Personalizar”;
- Entre com o IP que você anotou no programa utilizado no computador e finalize a configuração.
Note que durante o teste de velocidade feito pelo próprio Playstation, a conexão não alcançará a velocidade máxima de download. Entretanto, ao iniciar o download de um jogo de verdade, o PSX Download Helper identificará os arquivos que estão sendo baixados, deixando-os divididos e, assim, acelerando a velocidade do download. Lembre-se de deixar o PC ligado e o programa rodando enquanto o download é feito no console.