Curados de coronavírus mantêm rotina de higiene e isolamento

Roseli Andrion13/04/2020 20h06, atualizada em 13/04/2020 23h12

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Já são quase dois milhões de infectados com covid-19 em todo o mundo. O coronavírus se espalha aceleradamente, como nenhum outro microrganismo fez antes. Cerca de 116 mil pessoas já morreram nos quatro cantos do planeta. Só no Brasil, foram mais de 1.200 vítimas.

Por outro lado, muitos se recuperaram. No mundo, já são mais de 440 mil. E há brasileiros recuperados também. Por aqui, quando se comparam os casos notificados com as mortes confirmadas, a letalidade é em torno de 5,5%.

Fabiana Pinheiro, Rosa Maria Adda Racy e Adilson Arantes são três dos pacientes que tiveram a infecção por covid-19 confirmada por testes e foram curados. Suas experiências foram diferentes, mas nenhum tem certeza de onde possa ter sido contaminado.

Todos eles moram com familiares. Fabiana e Adilson foram os únicos a terem os sintomas em suas casas, mas Rosa transmitiu a covid-19 para o marido, o filho e até um funcionário.

Os três são do grupo de risco e contam que sofreram com as inseguranças e muitas incertezas. Rosa, com 60 anos, nunca havia tido uma doença que a derrubasse. Fabiana, que já teve câncer e fez cirurgia bariátrica, ficou bastante assustada. Adilson, que é hipertenso, acabou internado na UTI.

Hoje, Fabiana, Rosa e Adilson estão curados. Mesmo assim, os cuidados com higiene e isolamento continuam. E a esperança de que tudo logo vai passar também.

Colaboração para o Olhar Digital

Roseli Andrion é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital