Covid-19: turista infectado será indenizado pelo governo do Uzbequistão

Em campanha do governo, valor de U$ 3 mil deverá ser utilizado para tratamento do coronavírus caso turista seja contagiado
Flávio Pinto04/08/2020 21h45, atualizada em 05/08/2020 00h04

20200804080126

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Já pensou em conhecer uma das mais belas paisagens da Ásia e ainda ganhar R$ 15 mil? Isso pode acontecer, caso você vá ao Uzbequistão e seja infectado pelo novo coronavírus durante a viagem. Pois, segundo o Insider, o governo do país está disposto a desembolsar o valor de U$ 3 mil para os sortudos — ou azarados — viajantes como parte de sua nova campanha para impulsionar o turismo local.

O decreto da ação “Viagem Segura Garantida” foi assinado mês passado pelo presidente do Uzbequistão, Shavkat Mirziyoyev. O projeto procura tranquilizar os possíveis viajantes e catapultar a economia, que foi desfalcada com o surgimento do novo coronavírus.

Segundo as estimativas, o valor cobre todos os gastos médicos para o tratamento da Covid-19 no país. O Uzbequistão já contabilizou 26 mil casos do coronavírus e 163 mortes. O país conta com 32 milhões de habitantes.

“Queremos assegurar aos turistas que o nosso país é seguro”, afirma Sophie Ibbotson, embaixadora do turismo do país. Ela também afirma que o governo está tão confiante quanto às novas medidas implementadas de segurança e de higiene, que está disposto a desembolsar o valor no caso de contágio de algum turista. “Se você pegar coronavírus em passeio pelo Uzbequistão, nós vamos te compensar!”, conclui.

Entretanto, para receber o valor é obrigatório que os turistas visitem o país na companhia de um guia turístico. Além disso, todos os passeios percorridos pelos visitantes e guias deverão estar de acordo com as novas ordens de segurança e higiene do governo. Ou seja, será permitido apenas a visitação em estabelecimentos, espaços e acomodações autorizadas.

O país já anunciou que está de portas abertas para visitantes de regiões de baixo risco para o novo coronavírus, como China, Japão, Coreia do Sul e Israel. Contudo, segundo o Lonely Planet, turistas vindos da Europa ou do Reino Unido deverão ficar em quarentena nas primeiras duas semanas de viagem. A medida certamente vale também para brasileiros.

Via: Insider

Analista de SEO

Flávio Pinto é analista de seo no Olhar Digital