Startup vai usar fezes humanas para mapear pandemia nos EUA

Cidades interessadas vão receber um kit de amostragem a ser instalado em águas residuais
Luiz Nogueira20/03/2020 16h17, atualizada em 20/03/2020 17h20

20200320015843

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Com o aumento no número de suspeitas, a escassez de testes para confirmar a infecção pelo novo coronavírus se tornou um problema. Para tentar resolver essa questão, a startup Biobot, com sede em Massachusetts, começou a vasculhar os esgotos da cidade em busca de informações sobre o surto – obviamente, não de forma literal.

A Biobot tem como objetivo mapear a pandemia analisando dados de amostras encontradas nas fezes presentes nos esgotos dos EUA. A empresa teve essa ideia a partir de pesquisas que indicaram a presença de vírus nas fezes. O mais recente desses estudos aponta que o coronavírus pode ser inclusive detectado dessa forma.

As cidades interessadas devem preencher um cadastro para participar da coleta de informações. Com a inscrição feita, esses lugares vão receber um kit de amostragem, que tem de ser instalado em águas residuais. A partir disso, a coleta de informações começa a ser feita.

Essas ferramentas vão reunir dados que, posteriormente, serão enviados aos laboratórios da empresa, onde os cientistas tentarão identificar a presença do vírus. Os resultados vão ficar disponíveis para as comunidades que aceitaram participar da coleta de dados. Com isso, será possível adotar estratégias específicas para combater a pandemia.

Via: The Next Web

Luiz Nogueira
Editor(a)

Luiz Nogueira é editor(a) no Olhar Digital