No início da pandemia de Covid-19, Plague Inc., um jogo que se baseia em desenvolver um agente patogênico e fazer o possível para que elimine toda a humanidade, teve um surto de popularidade. Agora, a Ndemic Creations, desenvolvedora do jogo, decidiu fazer o oposto e liberar gratuitamente o modo de jogo “A Cura”, em que o desafio é combater uma pandemia.

O modo de jogo, anunciado em março, foi liberado agora para as versões de Android e iOS, trazendo novos desafios baseados em observações do mundo real. Então, em vez de evoluir a ameaça para destruir, é necessário desenvolver as ferramentas para combate-la, como investir na pesquisa de vacinas e implementar medidas de contenção, como distanciamento social.

A Ndemic descreve quatro frentes em que o jogador precisará atuar:

  • Cace a doença: envie equipes de pesquisa pelo mundo para encontrar o paciente-zero, rastrear a disseminação do surto, aumente a capacidade de testagem e apoie as respostas locais
  • Controle o surto: implemente medidas como rastreamento de contatos, lockdowns e fechamento de fronteiras para limitar o espalhamento do surto enquanto orienta pessoas a lavar suas mãos e prepara hospitais para evitar que eles sejam sobrecarregados
  • Apoie a economia: As pessoas não vão cumprir medidas de quarentena/lockdown mal projetadas; use esquemas de licenças e outras políticas para gerar apoio da comunidade e consenso
  • Desenvolva uma vacina: Pesquise, produza e distribua a vacina para parar a doença. Trabalhe cuidadosamente para promover cooperação global e acelerar o desenvolvimento

Há quatro dificuldades no jogo. Na modalidade “Casual”, há cooperação internacional total e as pessoas gostam de usar máscaras para proteção, além do bônus que aplaudir afugenta a doença. Já no “Normal”, os políticos são “vagamente competentes” e os especialistas são ouvidos, mas os sistemas de saúde estão despreparados. Já no “Brutal”, que parece mais próximo da realidade, pessoas doentes usam desinfetante para tentar se curar, os líderes ignoram a ciência e médicos são presos por relatarem a doença. Ainda há um quarto modo, o “Mega-Brutal”, em que os doentes se abraçam e todos acreditam em fake news.

Reprodução

Apesar de se tratar de um jogo, que não deve ser levado totalmente a sério como diz a própria Ndemic, ele é baseado em ciência real do controle de pandemias, com consultas a especialistas. Segundo Richard Hatchett, CEO da Coalização para Inovações em Preparo contra Pandemias (CEPI), descreve o modo como “encapsulando as complexidades de uma pandemia global e destaca o quão crucial é a necessidade de colaboração internacional para lidar com tal ameaça”.

Segundo a Ndemic, o modo continuará gratuito enquanto a Covid-19 seguir sendo uma ameaça global.