Robô faz patrulha e alerta sobre distanciamento social; veja o vídeo

O-R3 pode ser visto em um parque de Singapura; transeuntes também podem usá-lo para denunciar atividades suspeitas à polícia
Luiz Nogueira29/04/2020 15h01

20200429115826

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Em tempos de Covid-19, muitas pessoas tiveram que adaptar sua rotina às recomendações das autoridades de saúde. No entanto, essa prática não é exclusiva dos humanos, ela também se estendeu para o O-R3, um simpático robozinho que agora patrulha o parque Bedok Reservoir, em Singapura.

Adquirido originalmente pelo Conselho de Serviços Públicos de Singapura para patrulhar reservatórios de água pela cidade-estado, o robô autônomo, equipado com uma câmera 360º e sistema de reconhecimento facial, anda pelo parque e emite alertas para quem estiver por lá.

Caso detecte alguém desrespeitando as recomendações de distanciamento social ou passeando pelas dependências do local sem necessidade, ele diz: “Para coibir a disseminação da Covid-19, reuniões neste parque não são permitidas. Por favor, pratique distâncias seguras o tempo todo e não demore neste parque. Fique seguro, fique em casa”.

Patrulhas pelo parque

Além do alerta, ele envia imagens dos indivíduos para os agentes de saúde pública. As patrulhas são realizadas principalmente no período da manhã e da noite, horários em que o tráfego humano no parque é mais alto.

Os frequentadores do local também podem denunciar qualquer atividade suspeita para o robô, que entrará em contato com a polícia para obter assistência em tempo real. De acordo com autoridades de Singapura, a ideia é que robôs semelhantes sejam implementados na maioria dos parques com o objetivo de ajudar a achatar a curva de infecção na cidade-estado.

Via: Boing Boing

Luiz Nogueira
Editor(a)

Luiz Nogueira é editor(a) no Olhar Digital