Problemas no aplicativo da Caixa podem ter soluções simples; confira

Falhas de conexão ou mensagens de 'aplicativo desabilitado' podem ser solucionados com pequenas configurações ou atualização no app
Renato Mota30/04/2020 21h26

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Aplicativo desabilitado, falta de créditos no plano de dados para acessar, falha na hora de gerar o token… São vários os problemas relatados pelos usuários que tentam usar o aplicativo Caixa Tem para ter acesso ao auxílio emergencial liberado pelo governo federal por causa da crise causada pela Covid-19. Mas muitos desses problemas têm soluções simples, como atualizar o app ou conceder certas permissões.

É o caso do uso do plano de dados.  Na primeira semana de abril, uma parceria entre operadoras de telefonia móvel e a Caixa Econômica Federal permitiu acesso gratuito ao aplicativo para facilitar o pagamento dos R$ 600 do benefício. Muita gente correu para o app mas, como não tinha crédito no celular, não conseguia acesso. Isso aconteceu porque a Caixa lançou uma segunda versão da aplicação nesse período.

“Para baixar o token, é necessário ter baixado a segunda versão do app se o celular for Android“, explicou o banco quando consultado pela reportagem. Usuários de iPhone terão que esperar mais um pouco. “Se o celular for iOS é necessário aguardar que a Apple atualize na loja a versão do aplicativo que está em homologação por eles”, completou.

Outro problema comum é receber a notificação de “Aplicativo desativado” ou “Application Disabled”. Nesse caso, será necessário acessar as configurações de aplicativos do seu smartphone e permitir o acesso do Caixa Tem a itens como “Telefone” e “Armazenamento”. Caso não consiga habilitar a permissão, ou não saiba como fazê-lo, uma boa solução é desinstalar o app e instalá-lo novamente, e quando as permissões forem solicitadas, permiti-las.

O Caixa Tem ainda tem apresentado outros problemas, que de acordo com a Caixa têm relação com o volumoso acesso nos últimos dias. O banco informa que “implementa continuamente melhorias nas soluções de tecnologia, mas, considerando o grande volume de acessos, podem ocorrer intermitências no serviço nos momentos de maior concentração”. Em um dia, o app chegou a registrar 20 milhões de transações.

Para reduzir as filas, o pagamento do auxílio vai acontecer de forma escalonada, conforme o mês de aniversário do beneficiário. Veja a divisão abaixo.

  • Dia 27: nascidos em janeiro e fevereiro
  • Dia 28: março e abril
  • Dia 29: maio e junho
  • Dia 30: julho e agosto
  • Dia 4: setembro e outubro
  • Dia 5: novembro e dezembro

Editor(a)

Renato Mota é editor(a) no Olhar Digital