Esta semana, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom, disse que uma vacina contra o novo coronavírus pode estar pronta até o fim do ano. A declaração foi feita nos instantes finais de um encontro do Conselho Executivo da entidade, durante o qual autoridades se reuniram para avaliar a resposta global à pandemia.
Além de falar sobre a vacina contra a Covid-19, o diretor-geral destacou a urgência de financiamento para o Covax Facility, aliança global liderada pela OMS e que reúne 168 países, incluindo o Brasil. A aliança tem como objetivo a distribuição igualitária de 2 bilhões de doses de um imunizante até o fim de 2021, bem como 245 milhões de tratamentos e 500 milhões de exames ao redor do mundo.
Atualmente, o desenvolvimento de nove possíveis vacinas está sendo acompanhado pela iniciativa global. Uma vez comprovada a eficácia de uma dessas vacinas, os países que aderiram à iniciativa receberão doses em quantidades que devem cobrir ao menos 20% de suas populações.