No começo desta semana, a Uber suspendeu a modalidade de viagens compartilhadas, o Uber Pool, para os EUA e Canadá. Agora é a vez do Brasil adotar essa medida, que estava sendo analisada nos últimos dias. A ideia tem como objetivo diminuir o contato do usuário com pessoas desconhecidas e, com isso, minimizar os riscos de contrair o novo coronavírus.
Outra medida, adotada recentemente pela empresa para ajudar a lidar com essa pandemia, é o oferecimento de ajuda financeira para motoristas e entregadores parceiros que forem diagnosticados com a Covid-19.
Essas pessoas terão suas contas bloqueadas por 14 dias se houver comprovação de contágio ou de contato com indivíduos que possuam o vírus. Durante o período de bloqueio, esses colaboradores receberão um benefício financeiro, que vai se estender pelos dias que a conta estiver bloqueada.
Além disso, a Uber se compromete a “fornecer recursos” para auxiliar seus motoristas, como a entrega de frascos de álcool em gel, o que permite a higienização constante dos veículos. Em relação às entregas do Uber Eats, os clientes podem solicitar que o entregador deixe o pedido na porta da residência ou na portaria do endereço indicado, tudo para evitar o contato humano.
Em declaração ao Olhar Digital, a empresa disse: “Nosso foco é ajudar a desacelerar a disseminação do coronavírus em nossas cidades. Com isso em mente, estamos suspendendo a categoria de viagens compartilhadas Uber Juntos no Brasil. Permanecemos em contato próximo com as autoridades e continuaremos a trabalhar com elas para apoiar os esforços contra a epidemia.“