O reinício do atendimento presencial nas Agências da Previdência Social foi adiado até o próximo dia 14 de setembro. A decisão da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (24).

Será mantido, por enquanto, o atendimento exclusivo por meio de canais remotos – Meu INSS, pela internet, e Central 135, pelo telefone – até o dia 11 de setembro. A suspensão do atendimento nas unidades vem desde março, por causa da pandemia da Covid-19.  De acordo com o INSS, a retomada será ser gradual e o atendimento com agendamento prévio.

Na semana passada, o órgão iniciou o projeto-piloto de prova de vida por biometria facial em parceria com a Secretaria de Governo Digital (SGD), do Ministério da Economia, e a Dataprev. Por meio dos aplicativos “Meu INSS” (Android e iOS) e o “Meu gov.br”, mais de 500 mil beneficiários podem usar a câmera do celular para fazer o reconhecimento fácil, comparando a imagem com a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Mesmo após a reabertura, os canais alternativos de atendimento serão mantidos, e mais medidas para simplificação dos procedimentos e a ampliação do prazo para cumprir exigências devem ser adotadas.

“A reabertura gradual e segura irá considerar as especificidades de cada uma das Agências da Previdência Social no País. Cada unidade deverá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva”, afirma a nota do INSS.

Via: INSS/Agência Brasil