Quiz avalia seus hábitos e percepção sobre a Covid-19; confira

As respostas dadas pelos usuários não só mostram o quanto eles estão conscientes sobre a pandemia, como ajudam a montar um mapa com o grau de percepção da população sobre a doença
Renato Mota13/04/2020 19h37

20200413044348

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Com que frequência você lava as mãos? O que você faz quando chega em casa voltando da rua? E quando vai dirigir? Essas e outras perguntas fazem parte do Mapa de Percepção de Risco e Comportamento sobre o novo coronavírus, um quiz desenvolvido pela Quacks Interatividade Digital.

O questionário interativo está disponível no site Corona Risco e avalia o quanto as pessoas percebem o risco de uma doença e como elas se comportam. Além de mostrar ao usuário seu grau de conscientização sobre a epidemia e o quanto suas ações estão sendo efetivas, o projeto ainda monta um mapa de como as pessoas estão percebendo o novo coronavírus como o risco a sua saúde.

“Não basta a pessoa perceber uma doença como um risco se ela não tem atitudes ou comportamentos que as afastam ou previnem da doença. São as atitudes preventivas que podem evitar que ela fique doente e, no caso de doenças infectocontagiosas, afetar as pessoas com as quais convivem”, afirmam os criadores no projeto no site.

Idealizada pelo coordenador de Pesquisa e Extensão da Uninassau, Thiago Araújo, a pesquisa utiliza mapas de calor que permitem visualizar a impressão que outros moradores do bairro e da cidade do participante têm em relação à Covid-19. A plataforma também fornece informações sobre o nível de prevenção adotado no dia a dia pelos habitantes.

No quiz, o jogador responde diversas perguntas que avaliam ambos os aspectos e gera, ao final, duas pontuações, que variam de 0 a 100. O projeto utiliza como base o questionário “The Illness Perception Questionnaire” e usam distintas categorias para diagnóstico da percepção como causa, consequência, tratamento e conhecimento de uma doença para analisar a percepção de risco de uma população.

Via: Agência Brasil

Editor(a)

Renato Mota é editor(a) no Olhar Digital