Com cada vez mais comunicações migrando para a nuvem enquanto as pessoas ficam em suas casas para se proteger do coronavírus, os servidores da Microsoft estão sentindo o baque. A empresa começou a ajustar seus serviços para lidar com ampliação da demanda, que, segundo a companhia, chegou a saltar 775% em regiões que começaram a adotar o distanciamento social.

No lado do Xbox, a empresa anunciou que vai limitar um recurso específico. Até o fim da crise, a empresa decidiu restringir o envio de imagens personalizadas para avatares, para imagens de clubes e planos de fundo de clubes. Segundo a companhia, a medida vem como uma forma de aliviar o trabalho da equipe de moderação quando a companhia vê um pico de atividade na Xbox Live, como explica o site The Verge.

Do lado do Xbox, a empresa ainda está negociando com empresas de jogos para que evitem publicar atualizações ou realizem outras atividades que dependam de muita largura de banda em horários de pico, a fim de evitar congestionamento.

Já o Teams, a plataforma de comunicação corporativa da Microsoft também passou por ajustes para aliviar o consumo de dados e tornar a ferramenta mais confiável e poder atender mais pessoas. Funções não-essenciais, como a frequência de checagem de presença do usuário, o intervalo em que é mostrado que a pessoa do outro lado está digitando, além da resolução de vídeo, foram restringidos para aliviar a carga sobre os servidores.

A empresa já havia afirmado na semana passada que determinaria uma prioridade para serviços em nuvem neste momento de tráfego ampliado. Primeiro, a companhia disse que dará prioridade de acesso para serviços de emergência e primeiros socorros e para manter o Teams no ar, já que ele é crucial para tantas empresas pelo mundo neste momento.