Uma nova vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela empresa italiana ReiThera começou a ser testada em humanos nesta segunda-feira (24). O primeiro teste será realizado com 90 voluntários no Instituto Lazzaro Spallanzani, em Roma.
Em declaração à Reuters o diretor de saúde do Instituto, Francesco Vaia, disse que o primeiro paciente será monitorado durante quatro horas antes de voltar para casa, onde será mantido em observação durante 12 semanas. “Veremos se ele apresenta algum efeito colateral e se produz anticorpos neutralizadores”, disse.
Segundo as autoridades de saúde na região de Lazio, onde fica Roma, os primeiros testes em animais deram resultados positivos. Se tudo correr como esperado, a segunda fase dos testes acontecerá em países com taxas de infecção mais altas, como México e Brasil.
“Se conseguirmos ser rápidos, teremos as primeiras vacinas no mercado na próxima primavera”, acrescentou Vaia. A primavera no hemisfério norte corresponde aos meses de março a junho.
“As mentes e pesquisas de nosso país estão a serviço do desafio global de derrotar a covid”, escreveu o ministro da Saúde da Itália, Roberto Speranza, no Facebook ao anunciar o início do teste.
Fonte: Agência Brasil