Brasileiro vencedor de Nobel em grupo morre de Covid-19 nos EUA

Sergio Campo Trindade recebeu o prêmio em 2007 ao lado de colegas do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC)
Redação20/03/2020 19h31, atualizada em 20/03/2020 20h03

20200320045733

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O engenheiro químico brasileiro Sérgio Campo Trindade faleceu nesta quinta-feira (19), aos 79 anos, em Nova York (EUA) devido a complicações da doença Covid-19, causada pela infecção do novo coronavírus. As informações são da Agência Fapesp.

Incentivador da energia renovável, Trindade recebeu em 2007 o Prêmio Nobel da Paz ao lado de outros integrantes do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC).

Ele trabalhava como consultor em negócios sustentáveis e integrava o Comitê Científico para Problemas do Ambiente (Scope) — agência intergovernamental associada à Unesco. O brasileiro participava também do Programa Fapesp de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN).

Coronavírus

Até esta sexta-feira (20), os Estados Unidos registravam 216 óbitos e mais de 16 mil casos confirmados da Covid-19, segundo o mapa de monitoramento da Universidade de Medicina de John Hopkins. A doença já infectou mais de 266 mil pacientes e provocou 11 mil mortes em 163 países e regiões.

O presidente Donald Trump pediu publicamente, nesta quinta-feira, que a Food and Drugs Administration (FDA) – órgão equivalente à Anvisa no Brasil – acelere a aprovação da Cloroquina, um antiviral usado para tratar malária promissor no combate à pandemia de coronavírus, de acordo com estudos realizados na China, França e Coreia do Sul. Apesar disso, ainda não há evidências suficientes que comprovem a eficácia do medicamento.

Fonte: Agência Fapesp

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital