Brasil pode ser o 2° país mais infectado pelo novo coronavírus, diz estudo

Análise aponta que o número de infectados é superior a 313 mil
Redação16/04/2020 00h20, atualizada em 16/04/2020 00h42

20200330050709

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O boletim divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (15) mostra que o Brasil tem 23.430 casos de infectados pelo novo coronavírus. Entretanto, uma nova análise de modelagem numérica da Covid-19 estima que o número de casos de infecção já supera 313 mil pessoas.

Essa estimativa foi apresentada nesta segunda-feira (13) pelo portal Covid-19 Brasil, que reúne cientistas e estudantes da USP (Universidade de São Paulo), da UnB (Universidade de Brasília), entre outros centros de pesquisa no país.

Embora seja o 14° país mais afetado, o Brasil é um dos que menos testam pacientes no mundo – 296 testes por milhão de habitantes, enquanto que o país americano testa 8.866 por milhão. Se considerarmos a projeção do número de casos subnotificados, o país seria o segundo no mundo em número de casos, atrás somente dos EUA.

Reprodução

O grupo de cientistas, que tem acertado as projeções sobre a doença, também traçou cenários para a ocupação dos leitos de emergência e de UTIs nos estados.

“O modelo que trabalhamos considera que para os três cenários todos os leitos estão disponíveis no começo da epidemia. Mas, como segundo o próprio Ministério da Saúde informa, estamos em média com uma taxa de ocupação de 75%, e essas previsões podem ser mais dramáticas”, aponta Domingos Alves, especialista em modelagem computacional e líder do Laboratório de Inteligência em Saúde (LIS) da Faculdade de Medicina de Riberião Preto, da USP.

“Se não houver medidas de distanciamento mais restritivas e o isolamento for reduzido, a cidade de São Paulo poderá ver o colapso de sua rede hospitalar já na próxima segunda-feira. Em Manaus, a rede já colapsou, a taxa de hospitalização está muito acima da capacidade de atendimento”, analisou Alves ante as situações na capital paulista e amazonense.

Via: O Globo

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital