‘Mudança climática pode ser pior que a atual pandemia’, alerta Bill Gates

Em seu blog, o fundador da Microsoft acredita que o efeito estufa poderá causar mais mortes do que as provocadas pela Covid-19
Flávio Pinto10/08/2020 17h20, atualizada em 10/08/2020 17h49

20200406124825

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Bill Gates já se provou ser um grande aliado na luta contra o coronavírus. Após doar mais de US$ 750 milhões no desenvolvimento de uma vacina, o fundador da Microsoft voltou a alertar para um problema que pode ser ainda maior que a pandemia atual: a crise climática. Segundo informou em seu blog Gates Notes, os danos causados pelas mudanças no clima na próxima década serão ainda piores.

Ele alerta que, mesmo enquanto o mundo batalha para combater a Covid-19, os esforços da humanidade também deveriam estar voltados a diminuir as emissões de gases de efeito estufa.

De acordo com dados da Agência Internacional de Energia, este ano, o planeta deverá emitir 47 bilhões de toneladas de carbono, correspondendo a mais de 600 mil mortes. “O que é notável não é quanta emissão diminuirá por causa da pandemia, mas quão pouco”, ele escreve.

bill-gates.jpgDesde o início da pandemia, Gates tem atuado para ajudar no combate à Covid-19. Crédito: Divulgação

No entanto, Bill reconhece que é difícil parar para pensar nas questões climáticas diante da pandemia do coronavírus. “Quando um desastre acontece, é da natureza humana se preocupar com necessidades imediatas”, contudo, ele acredita que a Covid-19 poderá ensinar a humanidade sobre os efeitos da ociosidade.

Para ele, entender os danos de uma mudança climática é como imaginar os efeitos do coronavírus por um período maior.

Mudanças necessárias

Em sua postagem, Gates também enumerou três mudanças imprescindíveis para evitar os efeitos em larga escala das mudanças climáticas. Segundo ele, é necessário que a ciência e a inovação liderem o caminho; deverão ser garantidas que as soluções impostas consigam chegar aos países mais pobres e que as mudanças comecem a partir de agora, já que poderão levar décadas até que todas as invenções consigam ser implementadas no planeta.

Além de doar mais de US$ 720 milhões para a produção de, pelo menos, sete vacinas, Gates vem fazendo sérias críticas aos negacionistas e às teorias da conspiração.

Em 2015, Bill já havia advertido sobre os efeitos negativos de uma possível pandemia, durante um TED Talks. Você pode conferir a palestra abaixo:

Via: Gates Notes

Analista de SEO

Flávio Pinto é analista de seo no Olhar Digital