Entregas de PCs em 2020 devem cair por causa do Coronavírus

Principal impacto será sentido nos dois primeiros trimestres do ano. No melhor dos casos, recuperação do mercado começa já no terceiro trimestre
Rafael Rigues21/02/2020 13h46

20190311055052

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A epidemia causada pelo Coronavirus COVID-19 que assola a Ásia, e principalmente a China, deve causar uma queda no volume global de PCs entregues pelos fabricantes. Segundo um relatório divulgado pela Canalys, empresa especializada em pesquisa de mercado, o volume pode cair de 3,3%, no melhor caso, a 9% no pior.

Segundo a empresa, o volume de PCs entregues deve cair de 10,1 a 20,6% no primeiro trimestre de 2020. O impacto da epidemia deve continuar no segundo trimestre, com queda de 8,9% a 23,4%.

No melhor caso, segundo a Canalys, a capacidade global de produção retornaria ao máximo em abril. Com isso, o impacto maior no mercado seria concentrado nos dois primeiros trimestres. O pior caso assume um retorno à produção total apenas em junho, o que adiaria uma recuperação do mercado até o final do quarto trimestre.

Em 2019 foram entregues 396 milhões de PCs. De acordo com o relatório, o volume neste ano deve ficar em 362 e 382 milhões de unidades.

Note que os dados referem-se a entregas, não a vendas. Um entrega é o envio do produto (PCs, no caso) do fabricante para os distribuidores e revendedores. Já uma venda ocorre quando o produto sai do revendedor e chega às mãos do consumidor. Não há uma correlação direta entre os termos: é possível ter um aumento nas entregas e uma queda nas vendas, por exemplo, o que significaria que mais unidades do produto ficaram “encalhadas” no estoque.

Fonte: TechCrunch

Colunista

Rafael Rigues é colunista no Olhar Digital