O NHS Covid-19, app de rastreamento de contatos do Sistema Nacional de Saúde (NHS) do governo do Reino Unido, teve uma nova falha detectada. Desta vez, o aplicativo fracassou em dizer a um número de pessoas, dentre seus 19 milhões de usuários, para ficarem em quarentena, apesar do contato com uma pessoa infectada.

O objetivo do aplicativo é exatamente o de alertar usuários sobre o distanciamento ideal quando estiverem próximos a outras pessoas e ainda identificar precocemente possíveis casos do novo coronavírus.

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As autoridades não têm ideia de quantas pessoas foram afetadas pelo erro, mas de acordo com o Sunday Times, seriam milhares. Uma fonte governamental disse à publicação que números “chocantemente baixos” de usuários receberam ordens completas para se isolarem.

Entenda a falha

A confusão envolveu o “limite de risco” do aplicativo. Quando o app detecta que um paciente com Covid-19 teve contato com outra pessoa, ele usa este limite para decidir o quão infeccioso eles eram no momento. O índice é mais alto no dia em que alguém desenvolve os sintomas, por exemplo.

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Essa pontuação é então inserida em um algoritmo para descobrir se seu amigo ou familiar precisa se isolar.

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Milhares de pessoas que deveriam se isolar não foram orientadas pelo aplicativo devido a um erro no limite de risco. Imagem: VirtualShutter/Shutterstock

No entanto, as autoridades admitiram que o limite de risco geral foi definido cinco vezes mais alto do que o planejado quando o aplicativo foi lançado, em setembro. O limite deveria ser reduzido de 900 para 180, mas isso não aconteceu. Em vez disso, ele só foi alterado por meio de uma atualização na semana passada.

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Ou seja, muitas pessoas que teriam sido instruídas a se isolar sob o novo limite não foram orientadas a entrarem em quarentena na época.

“Prevemos que mais usuários do aplicativo que correm alto risco de ter contraído o vírus receberão uma notificação para se isolarem, e isso será um benefício a longo prazo, reduzindo as chances de quem tem o vírus transmiti-lo a outras pessoas”, declarou uma porta-voz do Departamento de Saúde e Assistência Social do Reino Unido.

Vale lembrar que, quando a Inglaterra iniciou os testes do NHS Covid-19, em agosto, desenvolvedores do aplicativo ainda trabalhavam para reduzir a frequência com que o aplicativo sinalizava erroneamente a distância entre as pessoas. Isto porque o sistema é baseado em Bluetooth e ainda apresentava pequenas falhas. 

Via: Mirror