A SteamDB, operadora independente de dados sobre o produto da Valve, revelou neste domingo (15) que a Steam bateu o recorde de usuários simultâneos na plataforma, devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus. Foram registrados 20,3 milhões de usuários simultâneos no período da manhã, sendo que 6,2 milhões estavam jogando algum jogo na plataforma.
De acordo com os operadores da base de dados, esse registro nunca foi visto antes na Steam e aconteceu “provavelmente devido a muitas pessoas que ficam em casa devido ao coronavírus”. A conclusão faz sentido, visto que muitos países cancelaram aulas, eventos e reforçaram a quarentena para poupar a população dos riscos da Covid-19.
#Steam has just reached a new concurrent online user record of 20 million, with 6.2 million currently in-game, likely due to many people staying at home due to the #coronavirus.https://t.co/bzLMfMOJvD#COVID19
— Steam Database (@SteamDB) March 15, 2020
Pela grande diferença entre usuários online e jogando, nota-se que muitos estão realizando suas tarefas normais, mas com o aplicativo rodando em segundo plano. Grande parte dos usuários da Steam permite que o aplicativo seja iniciado assim que o computador é ligado. Por conta do isolamento, mais pessoas usam seus dispositivos domésticos, resultando nos grandes números observados pela SteamDB.
Outro ponto observado pelos operadores foi a quantidade de usuários simultâneos em determinados jogos. No sábado (14), por exemplo, o jogo “Counter-Strike: Global Offensive” atingiu a marca de um milhão de jogadores simultâneos, tornando-se o terceiro game da história da plataforma a bater o número.
CS:GO has set a new record of ONE million concurrent players, which makes it the third @Steam game to do so. 🚀
Congratulations to the @CSGO team!https://t.co/bzLMfMOJvD pic.twitter.com/6URuTSKk6g
— Steam Database (@SteamDB) March 14, 2020
Apesar da alta registrada, os números não chegam a ser uma surpresa. Agora, os gamers conseguiram uma razão socialmente aceitável para ficar em casa jogando em vez de sair, não é mesmo?
Via: Tom’s Hardware