Bill Gates discorda de Trump e prevê menos mortes pela Covid-19

Executivo afirma que situação atual é um pesadelo, mas que sem distanciamento social o número de vítimas da doença seria exponencialmente maior
Rafael Rigues06/04/2020 17h47, atualizada em 06/04/2020 18h20

20190829023808-1920x1080

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Depois da China e da Itália, os EUA se tornaram o novo epicentro da pandemia de Covid-19, com 347 mil casos e mais de 10 mil mortes já registradas, sem sinal de diminuição no ritmo de contágio. Isso levou o Presidente Donald Trump a prever um total entre 100 mil e 240 mil mortes antes que a pandemia possa ser controlada no país.

Bill Gates admite que o cenário atual é um “pesadelo”, mas imagina que o número total de mortos será bem menor, entretanto sem arriscar um palpite. “Se fizermos o distanciamento social adequadamente, poderemos sair disso com um número de mortes bem abaixo disso”, disse o bilionário em uma entrevista à Fox News neste domingo (5).

“Esse é um cenário de pesadelo, porque os vírus respiratórios transmitidos de humano para humano podem crescer exponencialmente. Se continuássemos trabalhando, viajando como estávamos, essa curva nunca se dobraria até que a maioria das pessoas fosse infectada. Em seguida teríamos um grande número de pessoas buscando atendimento hospitalar e muitas mortes. ”

Gates previu que as coisas “não voltarão verdadeiramente ao normal até que tenhamos uma vacina distribuída basicamente no mundo inteiro”. Atualmente sua fundação filantrópica, a Bill & Melinda Gates Foundation, está financiando o desenvolvimento de sete vacinas potenciais contra a doença.

Fonte: CNBC

Colunista

Rafael Rigues é colunista no Olhar Digital