Ampere anuncia chip de 128 núcleos com foco em containers em nuvem

Novo produto possui fácil implementação, já que se encaixa no mesmo slot do Altra 80, outro chip da marca
Redação23/06/2020 19h37, atualizada em 23/06/2020 19h55

20200623041017

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Ampere, empresa de semicondutores, anunciou nesta terça-feira (23) o Altra Max, próximo chip de seu catálogo de produtos que conta com 128 núcleos e foi projetado especificamente para lidar com containers armazenados na nuvem.

Containers em nuvem (cloud containers, em inglês) são um modelo virtualizado em nível de sistema operacional com o objetivo implantar e executar aplicativos distribuídos. Para isso, os containers possuem tudo que é necessário para a execução da aplicação, o que demanda diversos núcleos.

Pensando em agilizar a produção e a implementação do Altra Max, a Ampere desenvolveu seu novo chip para que caiba no mesmo slot que o Altra 80, seu chip de 80 núcleos lançado no ano passado. “A razão pela qual estamos falando agora, em vez de esperar até o quarto trimestre, quando teremos amostras saindo pela porta, é porque é compatível com o slot; portanto, nas mesmas plataformas em que o núcleo Altra 80 entra, esse produto de 128 núcleos pode entrar”, explicou Jeff Wittich, vice-presidente de Produtos da Ampere.

Reprodução

Estrutura de um chip. Imagem: Getty Images

Embora Wittich não tenha citado nenhum financiamento adicional, segundo a Crunchbase, plataforma sobre informações comerciais, a empresa levantou US$ 40 milhões, o suficiente para produzir o Altra Max em larga escala ainda este ano.

Assim como todas as outras empresas, a Ampere enfrentou desafios para manter sua cadeia de suprimentos consistente em meio à pandemia de coronavírus. No entanto, quando tudo começou na Ásia, a empresa estabeleceu um plano para encontrar fornecedores de backup para as peças que passariam por mais escassez.

“Em janeiro, na verdade, já passamos por nossa lista de fornecedores e diversificamos nossa cadeia de suprimentos e garantimos que tínhamos opções para tudo. Portanto, fomos capazes de chegar à frente disso antes que isso se tornasse um problema”, afirmou Wittich.

Agora, depois de muito trabalho e planejamento, a Ampere se diz pronta para produzir e entregar seus produtos, inclusive o novo chip Altra Max.

Via: TechCrunch

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital