De Las Vegas, nos EUA
Ela lembra o BB-8, o robozinho simpático de Star Wars: rola pra lá e pra cá enquanto ajuda nas tarefas. Chamada de ballie, a bolinha é um produto conceito da Samsung e foi mostrada pela marca aqui na CES 2020. Trata-se de uma das apostas da companhia no segmento de qualidade de vida.
A ideia é que a ballie seja uma assistente e que ela se comunique com os demais eletrônicos inteligentes da casa. Então, se houver uma sujeira para limpar, por exemplo, ela mesma vai pedir que o aspirador-robô faça isso. E, na hora de preparar a lista de compras para a casa, a ballie pode ajudar a geladeira a fazê-la.
A bolinha também se comunica com outros robôs da Samsung. É o caso, por exemplo, do Bot Air, que purifica o ar e higieniza o chão, e da ST360 cam, que faz o monitoramento da casa.
E a integração não deve parar por aí: a ballie vai poder interagir com outros equipamentos da Samsung. Um bom exemplo é o vestível gems. Com formato de exoesqueleto, ele ajuda na realização de fisioterapia e de exercícios físicos.
Então, quando estiver conectada a ele, a ballie saberá se as atividades realizadas com o dispositivo têm sido feitas corretamente e se são efetivas. A depender dos resultados, ela pode impor ou sugerir mudanças.
Não se pode negar que essa é uma nova era – e que, nela, somos muito mais monitorados. Afinal, mais do que nunca, o big brother está em todos os cantos. Resta saber se a ballie vai ser flexível e nos permitir comer um chocolate para aliviar o estresse mesmo quando não estivermos cumprindo nossas rotinas de forma saudável, né?!
*A jornalista Roseli Andrion visitou a CES 2020, em Las Vegas, a convite da Samsung.