Design thinking é uma metodologia de solução de problemas, pensada para o desenvolvimento de experiências que tenham o ser humano como o centro principal dos processos.
Em tradução livre para a língua portuguesa, seria algo como “pensamento de design”, ou seja, é a busca por respostas a desafios sob a perspectiva de um designer, mas em outras áreas, facilitando a identificação de causas para eventualidades e como elas podem ser resolvidas em prol de alcançar os resultados esperados. E como podemos usar o design thinking na educação corporativa e também como aplicá-lo para tornar a rotina de T&D ainda melhor? É o que veremos a seguir:
Uso das etapas de design thinking na educação corporativa para aprimorar o T&D
As etapas de design thinking são as seguintes:
Empatia aplicada à imersão no design thinking
É essencial “se colocar no lugar da outra pessoa”, com o objetivo de analisar as questões que elas possuem – nesse caso, os alunos, avaliando como eles se sentem em relação ao treinamento, a fim de encontrar as primeiras hipóteses de solucionar o que foi exposto.
Observação e definição de eventualidades – o lado prático do design thinking
Após ser empático com as questões, o próximo passo é realizar pesquisas para definir a real dimensão delas, sempre levando em consideração o fator humano. As questões a serem resolvidas, assim como as metas propostas ao resolvê-las, são traçadas nessa fase.
Planejamento de soluções em design thinking na educação corporativa
É o momento de explorar as ideias sem impor limites. Esse é um passo crítico para o design thinking na educação corporativa. É a hora do brainstorming e, para elevar a produtividade ao máximo nessa etapa, é ideal contar com a colaboração de uma equipe multidisciplinar durante essa fase.
Faz-se o protótipo – a ideia formada a partir do design thinking ganha “corpo”
É aqui que a ideia sai do papel e vira realidade, mesmo em uma versão “beta” (não finalizada) mais simples, comprovando a sua funcionalidade real.
Testes e análise dos resultados: o início de um novo ciclo de design thinking
A estratégia é posta em ação e os participantes têm espaço para deixar feedbacks, com o objetivo de melhorar o projeto conforme as impressões deles e os resultados apresentados. A partir daqui, o processo se repete desde a terceira etapa, até que o produto final seja plenamente satisfatório.
Há mais empatia ao manter o foco nos alunos e em suas necessidades quando os profissionais de T&D usam o design thinking na educação corporativa. A colaboração e o envolvimento ajudam a buscar respostas com quem está mais próximo da situação, além de gerar mais engajamento e senso de pertencimento.
O uso do design thinking também desenvolve o lado lúdico, com os seus mentores agindo como “descobridores”, criadores de invenções que mantém as equipes comprometidas e bem treinadas.
Decifrar as respostas de possíveis desafios contribui para identificar as diferentes formas pelas quais cada aluno aprende, possibilitando a implementação de estratégias flexíveis aos diferentes perfis.