Estreia nesta semana, para a alegria de zilhões de fãs pelo mundo, o nono e derradeiro episódio da saga Star Wars. Sabemos que a saga virou marca e tende a se perpetuar, traindo a intenção original de seu criador, George Lucas (que, convenhamos, já tinha se auto traído algumas vezes, modificando seus próprios longas nos diversos lançamentos em video).
O filme que o espectador brasileiro poderá ver a partir da próxima quinta, dia 19, é o que fecha a terceira trilogia tal como Lucas a imaginou, sem que Lucas tenha, agora, qualquer poder de interferência em sua própria criação.
Seja como for, é um evento, e para preparar o espectador, resolvemos criar um ranking com os filmes da saga em ordem de preferência, do pior ao melhor.
Cabe ao leitor discordar educadamente e nos enviar sua própria lista. Cabe, ainda, imaginar em que posição ficará esse último filme no ranking dos nove longas (se ficar entre os cinco primeiros, será bem-sucedido).
08. Star Wars, Episódio I: A Ameaça Fantasma (George Lucas, 1999)
Uma trama pífia com um diretor enferrujado. Este primeiro episódio da saga e do retorno à série é um fiasco.
07. Star Wars: Os Últimos Jedi (Rian Johnson, 2017)
Johnson mostrou talento em Looper, mas desapareceu diante da marca, que é muito maior que ele no imaginário dos fãs.
06. Star Wars, Episódio II: Ataque dos Clones (George Lucas, 2002)
Três anos depois, Lucas já parece mais hábil em muitos momentos, e a segunda trilogia (na ordem de produção) começa a pegar no tranco.
05. Star Wars: O Despertar da Força (J.J.Abrams, 2015)
Nova roupagem, dez anos depois. A representatividade é a pauta, e Abrams soube fazer com que ela não fosse forçada. Um filme digno para arrancar com a trilogia final.
04. Star Wars, Episódio IV: Uma Nova Esperança (George Lucas, 1977)
O filme-marco que mudou os rumos de Hollywood nos anos 1970 foi dirigido por um diretor que iniciou experimental, e aqui tem coroado seu espírito infantil. Personagens de força compensam a infantilidade.
03. Star Wars, Episódio III: A Vingança dos Sith (George Lucas, 2005)
Como em O Retorno do Jedi, aqui são os vilões que arrebentam. Logo, este é disparado o melhor entre os três filmes da segunda trilogia (na ordem da produção) e prepara o terreno para o primeiro da primeira trilogia (e quarto longa, na saga geral)
02. Star Wars, Episódio V: O Império Contra-Ataca (Irvin Kershner, 1980)
Kershner assume e se revela um diretor apto a tratar do universo SW até melhor que Lucas. A incompletude é um dos fatores que prejudicam este longa que, por outro lado, é o maior responsável por aumentar o alcance da saga e angariar fãs para além do universo da ficção científica.
01. Star Wars, Episódio VI: O Retorno do Jedi (Richard Marquand, 1983)
Os melhores personagens da saga são Darth Vader e, principalmente, Palpatine. Sob esse ponto de vista, não há outro campeão que este, o sexto da cronologia da saga, o terceiro na ordem de filmagem. O Retorno de Jedi é também, de todos os longas, aquele que contou com o melhor diretor, Richard Marquand.