Para homenagear os 40 anos de Apocalipse Now, montamos uma lista com os melhores filmes sobre a Guerra do Vietnã. Os três primeiros estão entre os melhores filmes de guerra já feitos.
Como quase todos os filmes feitos nos Estados Unidos entre 1967 e 1979 falam, de alguma maneira, da Guerra do Vietnã, optei por aqueles nos quais a Guerra está mais presente, como fantasma ou ameaça física para os personagens.
A obra-prima Deixem-nos Viver (1969), de Arthur Penn, bem como o longa seguinte do diretor, O Pequeno Grande Homem (1970), para citar apenas dois entre muitos exemplos, ficam fora da lista. O primeiro porque fala de toda uma falência das utopias sessentistas, sendo o envolvimento com o Vietnã uma parte disso. O segundo porque os massacres contra os índios que vemos no filme são metáforas do Vietnã. E se fosse para considerar metáforas, a lista teria uns 100 filmes.
Outra regra: só entraram filmes americanos. Assim, o bom Alvo Duplo 3 (1989), de Tsui Hark, fica fora da lista.
Esqueci algum? Provavelmente sim.
12. Bom Dia, Vietnã (Barry Levinson, 1987)
A tragédia e a leveza no melhor filme de Levinson.
11. Pecados de Guerra (Brian De Palma, 1989)
De Palma em um momento menor, provando que é ainda assim um grande diretor.
10. De Volta para o Inferno (Ted Kotcheff, 1983)
Após Rambo, o diretor Kotcheff vai de fato ao inferno na companhia de um ator magistral em momento de glória: Gene Hackman.
09. Soldados da Morte (Karel Reisz, 1978)
No original, Who’ll Stop the Rain, o que lembra a música do Creedence Clearwater Revival. O tcheco Reisz, um dos grandes do Free Cinema inglês dos anos 1960, mostra sua força após a ida aos EUA.
08. Amargo Regresso (Hal Ashby, 1978)
Ashby em seu momento mais comercial nos anos 1970, com Jane Fonda e Jon Voight. A despeito de alguns clichês, o filme tem inegável força, e momentos de rara poesia.
07. Nascido Para Matar (Stanley Kubrick, 1987)
Penúltimo filme de Kubrick, doze anos antes do último, De Olhos Bem Fechados, sete após o anterior, O Iluminado. Perde para os dois
06. Corações e Mentes (Peter Davies, 1974)
Documentário muito crítico, e por isso assustador, lançado num momento em que o governo americano recebia pedrada de todos os lados, merecidamente.
05. Apocalipse Now (Francis Ford Coppola, 1979)
“Adoro cheiro de Napalm pela manhã”: Robert Duvall é o louco. A guerra é loucura.
04. Rambo – Programado para Matar (Ted Kotcheff, 1982)
Veterano é levado por um xerife fascista a repetir o conflito no Vietnã em solo americano. O grande filme com o herói John Rambo é na verdade o único que presta com o personagem.
03. A Outra Face da Violência (John Flynn, 1977)
Mais um filme em que veteranos do Vietnã são levados a repetir o conflito em sua própria terra. E Flynn dirige com a habilidade de sempre.
02. Taxi Driver (Martin Scorsese, 1976)
Pode-se argumentar que o conflito asiático não está presente neste filme. Mas seria enganoso. Tudo no filme cheira à Guerra do Vietnã. Tudo que vemos é a ressaca de uma guerra perdida.
01. O Franco Atirador (Michael Cimino, 1978)
O grande acerto de contas. Tristeza e desespero em um dos mais belos filmes já feitos. Cimino iria fazer O Ano do Dragão (1985), um outro acerto de contas, mas na forma de vingança. Por ser metafórico, ficou fora desta lista.