Warner Bros. vai usar IA para decidir quais filmes produzir

Software da Cinelytics pode analisar dados e calcular o "valor" de um astro ou o potencial de arrecadação do filme nos cinemas
Rafael Rigues09/01/2020 19h32, atualizada em 09/01/2020 19h34

20190710015354

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Warner Bros. assinou um contrato com a Cinelytic, empresa que desenvolveu uma Inteligência Artificial capaz “prever” o sucesso de um filme. A plataforma analisa imensas quantidades de dados para determinar o “valor” de um astro ou a renda potencial de um filme nos cinemas.

“Inteligência Artificial é algo que soa assustador. Mas hoje uma IA não pode tomar nenhuma decisão criativa”, diz Tobias Queisser, fundador da Cinelytics. “Ela é boa em analisar os números e esmiuçar imensos conjuntos de dados, mostrando padrões que, de outra forma, não seriam visíveis ou óbvios para os humanos. Para tomar decisões criativas ainda é necessário alguém com experiência e instinto”.

Pelos termos do acordo, a Warner irá usar o software da Cinelytics para guiar a tomada de decisões no estágio em que a produção de um filme é autorizada (chamado de “greenlight”). Mas segundo o site The Verge, uma fonte próxima ao estúdio afirma que ele a IA será usada para guiar apenas decisões de marketing e distribuição.

“Tomamos todos os dias decisões difíceis que afetam o que – e como – produzimos e entregamos filmes a cinemas em todo o mundo, e quanto mais precisos forem nossos dados, melhores seremos em cativar nossa audiência”, disse o vice-presidente sênior de distribuição da Warner Bros. Tonis Kiis.

Fonte: The Hollywood Reporter

Colunista

Rafael Rigues é colunista no Olhar Digital