Diversas produções de filmes e seriados de TV, que estavam sendo filmados no Canadá e nos Estados Unidos, foram suspensas em decorrência das medidas tomadas para combater a pandemia do novo coronavírus. Netflix, HBO, Warner Bros., Disney, Apple TV, Amazon Prime e outros estúdios foram afetados e tiveram que mudar seus cronogramas.
De todas as produções afetadas, talvez a que tenha a maior expectativa seja a quarta temporada de Stranger Things, da Netflix. A recordista de audiência da plataforma de streaming estava em plena produção, mas a partir desta segunda-feira (16), irá parar por duas semanas – assim como outras gravações que estão acontecendo na América do Norte.
A longa lista inclui ainda Atlanta (FX), Euphoria (HBO), Fargo (FX), Carnival Row (Amazon Prime), Falcão e Soldado Invernal (Disney+), Grey’s Anatomy (ABC), Fundação (Apple TV+), Grace and Frankie (Netflix), The Handmaid’s tale (Hulu), Loki (Disney+), Lucifer (Netflix) e WandaVision (Disney+). Programas com auditório, como o The Daily Show with Trevor Noah (Comedy Central) e o Last Week Tonight With John Oliver, estão temporariamente suspensos.
As produções da Netflix filmadas fora da América do Norte, como The Witcher – que está em pré-produção da segunda temporada – estão sendo avaliadas caso a caso. A Disney cancelou as gravações de 16 pilotos de novas séries, enquanto a Apple suspendeu todas as filmagens ativas em projetos de estúdios externos.
A Warner Bros tomou as atitudes mais séries entre as produtoras. Em um comunicado, anunciou que “está interrompendo a produção de algumas de nossas mais de 70 séries e pilotos atualmente em filmagem ou prestes a começar. A saúde e a segurança de nossos funcionários, elencos e equipes continuam sendo nossa principal prioridade”.