Lançada no último dia 20 de dezembro, a série “The Witcher”, da Netflix, está se provando um sucesso entre os assinantes, entrando na lista de programas mais assistidos do ano mesmo chegando ao serviço faltando apenas alguns dias para 2020. Ao que tudo indica, o sucesso também alavancou também a série de jogos da franquia.
Para perceber isso, basta olhar os números do Steam, a plataforma de distribuição digital de jogos da Valve. Por lá, “The Witcher 3: Wild Hunt”, lançado em 2015, viu seu número de jogadores ativos disparar e alcançar um novo recorde. Foram 94 mil pessoas jogando o game lançado há mais de quatro anos, como relatou o site Kotaku.
Não é difícil concluir que a série da Netflix é a responsável pela nova onda de interesse no jogo, especialmente quando no mês passado, antes do lançamento, o número de jogadores ativos era consideravelmente menor. O número de 94 mil jogadores representa um salto de 93% na comparação com o mês anterior.
E não foi só o Steam que viu um surto de interesse por “The Witcher 3”. A Twitch, plataforma de transmissões de jogos também teve um aumento impressionante no número de espectadores do game. Em outubro, o número de pessoas assistindo ao game estava ficava em uma média de 400 pessoas por dia. Só nesta última semana, houve um pico de 31 mil espectadores, enquanto a média aumentou em mais de 10 vezes, chegando a quase 8 mil pessoas que assistiram ao game no dia 29 de dezembro. Foi o suficiente para erguer o game da posição de 63º jogo mais transmitido para 45º.
A série, no entanto, não possui um vínculo direto com o terceiro jogo da franquia. A Netflix se baseia nos livros do autor polonês Andrzej Sapkowski, que também servem de base para o universo retratado nos videogames, contando a história da Geralt de Rivia, interpretado no seriado por Henry Cavill.