Há exatos 58 anos, em 23 de setembro de 1962, ‘Os Jetsons’ estreava na rede ABC nos Estados Unidos. Por aqui, o programa chegou no ano seguinte, 1963, na grade de programação da extinta TV Excelsior.

O desenho retrata uma família que vive em um lugar fictício e futurista chamado Orbit City. Passando-se no ano de 2062, a série mostra como seus criadores, William Hanna e Joseph Barbera, imaginavam o futuro.

Fomos apresentados a veículos voadores, cidades que flutuam, trabalhos totalmente feitos por máquinas e até uma empregada robô, que recebeu o nome de Rosie e era responsável por cuidar dos filhos da família e realizar os serviços domésticos.

Em sua estreia, o programa contava com apenas 24 episódios. No entanto, devido ao sucesso, a série foi relançada com novos capítulos, que foram produzidos entre 1984 e 1987. O grande marco atingido pelos Jetsons é que essa foi a primeira transmissão colorida da ABC em um tempo em que poucas empresas tinham investido nessa tecnologia.

Tecnologias previstas pelos Jetsons

Além de ser um marco para a era das transmissões coloridas, ‘Os Jetsons’ também ficaram conhecidos por mostrar algumas tecnologias que, apesar de modificadas em alguns casos, estão presentes em nosso cotidiano.

  • Chamadas de vídeo

Em diversos momentos, a família faz chamadas de vídeo para se comunicar com integrantes que estão longe. Para nós, isso parece algo bastante comum, principalmente com equipamentos que facilitam essa comunicação, como computadores e smartphones.

  • Tablet

De manhã, toda a vez que ia consumir notícias, George Jetson se sentava diante de uma tela para isso. Esse é justamente o conceito utilizado hoje em dia com os tablets. Pessoas os utilizam como maneiras de ler o que aconteceu pelo mundo.

  • Assistente pessoal

Durante o desenho, era bastante comum ver Elroy, um dos filhos dos Jetsons, fazendo dever de casa. Nesses momentos, ele conversava com um assistente pessoal que o ajudava a resolver problemas matemáticos. Esse comportamento não é muito diferente do que vemos hoje com softwares como a Alexa, Siri e o Google Assistente. Basta fazer uma pergunta que a resposta chega em seguida. 

  • Robô que limpa a casa

No desenho, víamos Rosie constantemente limpando a residência da família. No entanto, na época, isso era inconcebível. Hoje, temos algumas alternativas para isso, como é o caso do iRobot Roomba, que, apesar de não ajudar a cuidar dos filhos, consegue mapear o ambiente para realizar uma limpeza mais eficaz.

  • TV de tela plana

Embora alguns aparelhos de televisão mostrados no seriado sejam semelhantes aos vistos na década de 1960 – com grandes tubos -, outros indicavam uma tendência bastante comum atualmente: telas grandes e com design plano.

Via: Space