A Netflix lançou seu relatório trimestral de resultados na manhã desta terça-feira (21), e entre os números estão alguns dados sobre o desempenho de seu mais novo sucesso, a série The Witcher.
Segundo a empresa, a série estrelada por Henry Cavill (Superman) já foi assistida em mais de 76 milhões de lares em todo o mundo desde seu lançamento, há cerca de um mês, e foi mais popular na internet que a aclamada The Mandalorian, da Disney.
Mas como aponta o site The Verge, há alguns “detalhes” nos números da Netflix que devem ser considerados: o primeiro é que a empresa mudou sua definição do que considera uma exibição da série. Anteriormente, era necessário que um usuário assistisse ao menos 70% de um episódio. Atualmente, ela considera qualquer usuário que tenha “escolhido assistir e assista” ao menos 2 minutos de qualquer episódio.
Segundo a empresa, a métrica foi mudada para se alinhar com a forma como concorrentes, como o YouTube e BBC iPlayer, medem a audiência. A Netflix estima que o número é “cerca de 35%” superior ao que seria obtido com a métrica antiga. Ou seja, por ela, The Witcher teria sido visto em pouco menos de 50 milhões de lares.
Outro dado apresentado pela Netflix foi um gráfico do Google Trends, que registra tendência de buscas por um termo ao longo do tempo, mostrando a popularidade de sua série quando comparada a concorrentes como The Mandalorian, The Morning Show (Apple TV) e Jack Ryan (Amazon).
O detalhe é que o gráfico considera a tendência de buscas no mundo todo. Netflix (e the Witcher) estão disponíveis em 190 países, enquanto a Disney+ (e The Mandalorian) por enquanto estão disponíveis em apenas seis países. Ao ajustar o gráfico para mostrar as buscas apenas nos EUA, a diferença é menor.
O gráfico também mostra que The Mandalorian manteve picos de interesse por muito mais tempo, graças à estratégia da Disney de lançar um episódio por semana. The Witcher mostra um pico no dia do lançamento, caindo significativamente nos dias seguintes.
Ainda assim, não podemos negar que The Witcher é popular. Tanto que a Netflix ordenou uma segunda temporada, antes mesmo do lançamento da primeira. Segundo Reed Hastings, CEO da Netflix, The Witcher é “uma nova franquia imensa, que iremos desenvolver temporada após temporada”. A julgar pelo entusiasmo do CEO, podemos dizer que Geralt ganhou mais do que algumas moedinhas…
Fonte: The Verge