Nesta categoria, chamamos a atenção para cinco grandes lançamentos do streaming no Brasil. A Netflix briga com a HBO pela melhor produção contemporânea no streaming, e a Amazon corre por fora, mas consegue a primeira colocação.

É a quinta e última parte de nosso especial com o melhor de 2019 no cinema e no streaming.

1. Fleabag – Segunda Temporada (Phoebe Waller-Bridge, 2019)

A segunda temporada supera a primeira em humor e ousadia, com uma câmera na mão sempre justificada, que encontra, no final, um destino incrivelmente poético.

2. Rolling Thunder Revue: A Bod Dylan Story by Martin Scorsese (Martin Scorsese, 2019)

Obrigatório para quem gosta da música de Bob Dylan e da faceta mais musical do diretor Scorsese. Esta faceta, aqui, chega ao seu melhor, graças à ousadia na representação e na invenção de algumas histórias.

3. O Irlandês (Martin Scorsese, 2019)

Prometido como o divisor de águas da plataforma de streaming, não chega a tanto. Chega a ser até decepcionante vindo de um diretor como Scorsese. O que não quer dizer que se pode deixar de ver. É, ainda assim, um belo e grandioso filme.

4. Barry – Segunda Temporada (Alec Berg, Bill Hader, 2019)

O veterano de guerra que se torna assassino profissional ainda está em crise, mas continua transitando em dois mundos, o da atuação e o do crime. Excelente série da HBO que mantém o nível de sua primeira temporada.

5. Euphoria – Quarto Episódio da Primeira Temporada (Sam Levinson, 2019)

A série exibida pela HBO, apesar de interessante, não merece posição aqui. O mesmo não se pode dizer deste episódio excepcional, intitulado ‘Shook One: Pt II’. Ambientado em grande parte num parque de diversões, homenageia Vincente Minnelli (‘Deus Sabe Quanto Amei’, de 1958) com o maneirismo de um Brian De Palma. Que a vindoura segunda temporada esteja mais para este episódio do que para os outros.

Melhor série documental do streaming:

Hip-Hop Evolution – Terceira Temporada (Shad Kabango, 2019)

Quatro episódios a que assistimos sempre com prazer, sobretudo o quarto, ‘The Dirty South’, sobre a cena de Atlanta. Quem curte hip-hop vai se emocionar, e quem não curte periga passar a gostar, pelo menos um pouco.