Os grupos ETTV e ETHD, responsáveis por enviar um enorme fluxo de filmes e séries para sites de torrent, interromperam suas operações há pouco mais de uma semana. O problema vem da base, que parece ter perdido seu operador, mas novos servidores já foram encomendados, segundo o portal TorrentFreak, especializado no assunto.
Pode parecer que não, mas o esquema da pirataria é muito estruturado. Afinal, para que o acesso a conteúdos pagos seja democratizado, poucas pessoas precisam estar dispostas a viabilizar isso. No caso do ETTV e do ETHD, bots fazem todo o trabalho de extração e compartilhamento, mas, para tal, é necessária uma instalação central de hospedagem que custa caro – e é aí que mora o problema.
Depois que usuários começaram a notar que o ETTV e o ETHD pararam de lançar conteúdo, dúvidas surgiram quanto ao que causou a interrupção. De acordo com o administrador da ETTV, que se autointitula “sidekickbob”, o problema começou quando o operador original desapareceu, deixando de pagar as contas da hospedagem para o funcionamento dos bots.
Problema vai além dos bots
Para impedir a interrupção, sidekickbob encomendou novos servidores, mas disse que o financiamento das despesas continua sendo um problema. “Acabei de adquirir novos servidores hoje e vou reinstalar o script que começará a ser carregado novamente em todos os sites. Deve voltar ao normal na quinta-feira – ou quase ao normal”, contou ele. O futuro dos grupos permanece incerto, visto que o problema vai além dos bots.
Temendo perder o acesso ao ETTV, sidekickbob alterou o domínio para ettv.be, já que o então ettv.online está programado para expirar caso o operador original desapareça permanentemente.
Embora sidekickbob esteja trabalhando para normalizar a situação, tanto o ETTV quanto o ETHD podem estar longe de voltar a lançar filmes e séries como antes.
Quanto ao operador original que desapareceu, ainda não se sabe o que aconteceu.