Dez séries documentais sobre crimes reais lançadas em 2020

Histórias chocantes, assassinos em série, julgamentos injustos, investigadores incansáveis e enredos mais absurdos do que qualquer obra de ficção: dez séries lançadas este ano para você conferir
Renato Mota31/07/2020 16h22

20200731013707

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email
Megaprojetos

Histórias de crimes sempre fascinaram as pessoas. Enquanto cometia seus assassinatos na Londres de 1888, Jack, o Estripador já era um fenômeno nos jornais britânicos. Com a chegada do rádio, da TV, da Internet e, finalmente, das redes sociais, o interesse do público nesse tipo de conteúdo só aumentou.

E as plataformas de streaming enxergaram o potencial disso. A Netflix em particular já criou uma espécie de tradição em produções do gênero, com algumas séries ganhando novos episódios ou temporadas, na medida em que os casos avançam nas investigações. Selecionamos aqui as dez melhores séries criminais feitas este ano pelos serviços de streaming disponíveis no Brasil.

Em Nome de Deus – GloboPlay

O Brasil tem uma longa tradição de programas de TV policialescos e sensacionalistas, mas documentários sobre crimes reais bem produzidos e apurados ainda são poucos. Mas o trabalho que a equipe de reportagem da Globo fez nesta série sobre os crimes do médium João de Deus não deve nada a nenhuma produção estrangeira.

Em seis episódios, “Em Nome de Deus” reúne investigação jornalística e os depoimentos de mulheres que, corajosamente, vieram à público para relatar seus casos de abuso no centro que o médium controlava, na cidade de Abadiânia, em Goiás. A série traz ainda novas denúncias as últimas informações do caso, cobrindo até o início da pandemia de Covid-19.

I’ll Be Gone in the Dark – HBO Go

A jornalista investigativa Michelle Macnamara já relatava histórias de crimes reais em seu blog quando conheceu o caso do estuprador em série, e posterior assassino em série, East Area Rapist/ Original Night Stalker. Foi em seu livro, “Eu terei sumido na escuridão”, que Macnamara deu ao criminoso o nome pelo qual ele seria conhecido: Golden State Killer.

“I’ll Be Gone in the Dark” adapta o livro da jornalista, tanto em sua investigação sobre o caso e relatos de vítimas, policiais e testemunhas, quanto na obsessão de Macnamara em desvendar a identidade do assassino, que passou quase 50 anos sem ser conhecida.

Ted Bundy: Apaixonada por um Assassino – Amazon Prime

Um dos seriais killers mais famosos de todos os tempos, não faltam documentários e filmes sobre Ted Bundy. Assassino de mais de 30 mulheres, Bundy se tornou o foco da mídia nos anos 1970 por fugir do estereótipo de um matador: o homem bonito, jovem e bem articulado que aparecia na TV escondia bem um dos piores criminosos do século XX.

A série da Amazon Prime Video traz uma abordagem diferente. Os detalhes dos crimes e inúmeros depoimentos e entrevistas que Bundy deu ficam para outros documentários. Em “Apaixonada por um Assassino” a voz é das mulheres que foram vítimas do assassino em série, direta ou indiretamente. A principal delas é Elizabeth Kloepfer, a namorada de Bundy durante os meses em que os assassinatos ocorreram, e sua filha Tina, trada como filha pelo criminoso.

Nova York Contra a Máfia – Netflix

Se você é fã da trilogia “O Poderoso Chefão” e dos filmes de máfia do diretor Martin Scorsese,  “Nova York Contra a Máfia” é uma série imperdível. Nas décadas de 1970 e 1980, cinco famílias de mafiosos – Bonanno, Colombo, Gambino, Genovese e Lucchese – exerceram um controle aparentemente sem limites sobre a cidade de Nova York. Nesta série documental detalha a incrível história da investigação e o julgamento dos mais notórios chefões da máfia nova-iorquina.

Por meio de entrevistas com policiais, ex-associados da máfia e outros, “Nova York Contra a Máfia” mostra como o controle exercido pelos mafiosos sobre sindicatos, construtoras e outros setores rendeu bilhões para o crime organizado.

Atlanta’s Missing and Murdered: The Lost Children – HBO Go

Com cinco capítulos, esta série explora os assassinatos de 29 crianças afro-americanas ocorridos em Atlanta, Georgia, entre 1979 e 1981. Esse caso é um dos destaques da segunda temporada de outra série, a elogiada “Mindhunter”, da Netflix, dirigida por David Fincher.

Então, para não dar muitos spoilers das duas produções, basta dizer que a série detém nas provas e nas dúvidas em torno das acusações contra Wayne Williams, e constrói a história criminal através de entrevistas com familiares das vítimas, detetives e agentes do FBI aposentados que estavam no caso, jornalistas e ativistas da época.

Jeffrey Epstein: Poder e Perversão – Netflix

Poder e dinheiro compraram a liberdade de Jeffrey Epstein, enquanto ele explorava e estuprava mulheres e meninas por várias décadas. Nem mesmo um acordo secreto feito com o governo americano em 2008 para evitar uma provável condenação à prisão perpétua impediu que os abusos continuassem.

“Jeffrey Epstein: Poder e Perversão” mostra relatos das vítimas e seus traumas emocionais, acompanha as investigações e julgamentos, até a condenação em 2019, revelando o esquema internacional de Epstein para tráfico de mulheres em diversos países – e principalmente sua ilha particular.

A Mente do Assassino: Aaron Hernandez – Netflix

Com um contrato de cinco anos e US$ 40 milhões com o New England Patriots, Aaron Hernandez tinha tudo para deslanchar na NFL e viver rico o resto da vida. Até se envolver no homicídio brutal de Odin Lloyd.

A série da Netflix revela a infância tumultuada e cheia de abusos, o fascínio crescente com as gangues e outros fatos que retratam um turbilhão de motivações por trás de seu comportamento violento.

O Caso Gabriel Fernandez – Netflix

Dividido em seis partes, esse documentário relata o caso do menino Gabriel Fernandez, de 8 anos, teve uma morte horrível, fruto do abuso prolongado pela mãe e pelo namorado dela. Sua morte, em 2013, fez surgir um movimento em busca de justiça em Los Angeles.

A série revela bastidores do julgamento e investiga os sistemas públicos que fracassaram na missão de proteger Gabriel, a despeito de múltiplos relatos e sinais de alerta.

Condenados pela Mídia – Netflix

Esta série subverte a premissa do fascínio do público e da mídia por casos reais de crimes violentos. “Condenados pela Mídia” reflete sobre alguns dos julgamentos mais dramáticos e memoráveis da história recente e a sua transformação em espetáculos midiáticos.

Como a imprensa ajudou a moldar de diversas maneiras a percepção pública sobre culpa ou inocência – antes, durante e depois de um julgamento? A série debate esse tema com casos de diferentes áreas legais.

Máfia dos Tigres – Netflix

Esta série ficou no fim da lista por um motivo simples: é a mais provável que você tenha visto. “Máfia dos Tigres”, que como ficou mais conhecida pelo seu nome em inglês, “Tiger King” foi um fenômeno de mídia. Seus personagens bizarros e enredo absurdo conquistou o público de um modo que a Netflix teve que fazer um episódio extra, atualizando a história toda.

Mas se você não viu, vai aqui a sinopse sem spoilers: a série trata da rivalidade entre excêntricos criadores de grandes felinos nos Estados Unidos. Centralizada em Joe Exotic, acusado de encomendar o assassinato de uma rival.

Editor(a)

Renato Mota é editor(a) no Olhar Digital