Você pode nunca ter ouvido falar no nome Ordnance Survey, mas talvez já tenha se deparado com seu trabalho. A agência britânica é uma das maiores produtoras de mapas do mundo, e agora decidiu expandiu para outros planetas. Mais especificamente, Marte.
O mapa do planeta vermelho foi criado graças a dados abertos da NASA. Depois de concluído, o trabalho foi publicado no Flicker da OS. Também foi impressa uma única edição, dedicada a um cientista britânico que está trabalhando numa sonda que pousará em Marte em 2019.
São cerca de 10 milhões de quilômetros quadrados cobertos pelo mapa, representados em escala 1:4.000.000, que, ainda assim, é cerca de apenas 7% de toda a superfície de Marte. Não é muito maior, para exemplificar, do que a área do Brasil, que é próxima de 8,5 milhões de quilômetros quadrados. Isso dá uma dimensão de quanto o planeta ainda é desconhecido.
Chris Wesson, cartógrafo responsável por transformar as informações em um mapa, revela que foi difícil interpretar os dados para decifrar as elevações e as escalas, mas a confecção foi muito parecida com qualquer outro mapa da Terra. Ele espera que um dia astronautas possam explorar Marte usando seu mapa.
Se você quiser explorar os altos e baixos de Marte, você pode clicar neste link.