A Virgin Galactic está mais próxima de começar a operar voos turísticos suborbitais. Na última sexta-feira (14) a empresa levou sua espaçonave, a VSS Unity, para o Spaceport America, espaçoporto no Novo México que será sua base de operações comerciais.

A espaçonave foi transportada da fábrica da Virgin Galactic em Mojave, na Califórnia, a bordo de sua nave-mãe, a VMS Eve. Segundo a empresa, o vôo de três horas também deu oportunidade para testar a VSS Unity em grande altitude e baixas temperaturas, bem como realizar mais treinamento para os pilotos.

Com a mudança, a Virgin Galactic entra na “fase final” do programa de testes da VSS Unity. Durante o próximo estágio serão realizados vários vôos cativos (com a espaçonave acoplada à nave mãe), além testes com a VSS Unity planando até o solo. Após a conclusão destes, serão realizados vários testes propulsados (com o foguete acionado), para comprovar que a espaçonave está pronta para a operação comercial.

A VSS Unity decolará a bordo da VMS Eve até uma altitude de 14 km, quando será solta. Segundos depois um foguete é acionado, levando a espaçonave e seus passageiros a uma altitude de 100 km, o que é internacionalmente reconhecido como “a fronteira do espaço”. Antes de retornar à Terra, os passageiros experimentarão alguns momentos em gravidade zero.

Em outubro passado a Virgin apresentou os trajes que serão usados pelos turistas espaciais durante os vôos comerciais. Uma passagem custará US$ 250.000, preço que inclui o traje e calçado feitos sob medida.

Fonte: Digital Trends