Cientistas da Sociedade Astronômica Real no Reino Unido detectaram a presença de moléculas de fosfina na atmosfera de Vênus. Na Terra, a substância só é produzida pela atividade de bactérias anaeróbicas e sua presença já vinha sendo considerada como uma possível confirmação de atividade biológica.
Em Vênus, as temperaturas podem chegar a 464 graus Celsius e a pressão atmosférica equivale a 92 vezes a encontrada na Terra ao nível do mar. No topo da troposfera do planeta, a 65 quilômetros de altitude, a temperatura e a pressão não são muito diferentes das encontradas por aqui. E foi nessa região que a fosfina foi encontrada.
Segundo os pesquisadores, apenas duas possibilidades podem explicar a fosfina encontrada: um processo químico completamente desconhecido pela ciência atual ou a presença de organismos vivos.
Por enquanto, os cientistas não afirmam que descobriram vida, mas sim um possível indicador dela. Dados mais concretos poderão ser obtidos com futuras missões a Vênus. Isso inclui balões capazes de mergulhar na atmosfera do planeta, coletar amostras e fazer análises.