A beleza cósmica do espaço nunca deixa de impressionar, por isso não é surpreendente que tantos fotógrafos e astrônomos estejam constantemente observando o céu. O portal New Atlas reuniu algumas das mais incríveis fotos espaciais de 2019, incluindo acontecimentos inéditos, paisagens estonteantes, galáxias deslumbrantes e alguns novos ângulos em nosso próprio sistema solar.
As agências espaciais não perderam tempo esse ano, o primeiro evento espacial importante de 2019 aconteceu no dia do ano novo, quando a sonda New Horizons passou pelo objeto do cinturão Kuiper 2014 MU69, então apelidado de Ultima Thule e agora oficialmente chamado de Arrokoth. Cerca de um bilhão de milhas de Plutão, este é o sobrevoo mais distante já realizado por uma espaçonave humana.
O objeto do cinturão de Kuiper foi oficialmente nomeado Arrokoth.
Passando a apenas 6.600 km de Arrokoth, a New Horizons registrou imagens incíveis desse “pequeno mundo” nas semanas seguintes. A missão revelou que o objeto era de uma cor vermelha semelhante a Marte e estranhamente em forma de boneco de neve.
Outro momento inédito na história da fotografia espacial aconteceu em abril. Uma equipe internacional de mais de 20 astrônomos conseguiu tirar a primeira imagem direta de um buraco negro. Obviamente, ver o objeto mais escuro possível não é uma tarefa fácil, foi preciso a união de uma rede de observatórios para formar um telescópio virtual do tamamho do planeta Terra.
A primeira imagem direta de um buraco negro, produzida pela colaboração Event Horizon Telescope.
O Event Horizon Telescope, como é conhecido, foi projetado com o único objetivo de tirar essa foto.
Nem toda imagem precisa se tornar uma história bonita. O telescópio espacial Hubble estava ocupado capturando algumas imagens verdadeiramente fascinantes, como esta do Messier 75. Este é um aglomerado globular, composto de estrelas gravitacionais ligadas em órbita pelos subúrbios de uma galáxia. O Messier 75 é um dos aglomerados globulares mais densamente povoados, por isso é uma escolha popular para fotógrafos astronômicos.
O aglomerado globular Messier 75 é uma das regiões mais fotogênicas do espaço, como fica claro nesta foto recente do Hubble.
Para conferir mais imagens impressionantes do espaço, clique aqui.
Via: New Atlas