A rede de supermercados islandesa Iceland Foods recentemente completou 50 anos de atividade e comemorou a ocasião do jeito mais incomum possível: a partir do seu escritório central localizado em Deeside, uma região densamente industrial no norte do País de Gales, a empresa lançou um nugget de frango para a estratosfera terrestre.
A ação não foi de todo sem motivo, por mais estranho que isso possa parecer: o nugget de frango é um dos itens mais vendidos da rede, que é famosa na Escandinávia e Europa justamente por este item gastronômico em particular. Somente na semana passada, diz a rede, foram vendidas mais de 10 milhões de unidades – tanto os cortados em tiras como em pedaços inteiros. Confira o vídeo:
“[O ano de] 2020 foi enorme para nós já que celebramos nosso quinquagésimo aniversário, e nós queríamos encontrar uma forma de marcar essa ocasião, assim como fazem todos aqueles que celebram aniversários durante uma quarentena”, disse Andrew Staniland, diretor de comércio da Iceland Foods. “Qual o melhor jeito de mostrar que nossos produtos são ‘de outro mundo’ do que enviar uma de nossas ofertas favoritas dos consumidores ao espaço? Todos nós mudamos a forma como fazemos compras nos últimos meses e comida congelada nunca foi tão popular. Estamos ansiosos para continuar a celebrar nossos 50 anos com nossos clientes e agradecemos a eles por todo o apoio”.
A Iceland Foods formou uma parceria com uma empresa chamada Sent Into Space, que é especializada no setor de exploração estratosférica. Para enviar o pedaço de galinha frita ao espaço, foi usado um balão meteorológico adaptado, enchido com hidrogênio e alguns itens extras de aviação, a fim de levar o aperitivo ao espaço. Um suporte com câmera foi acoplado ao transporte para registrar a viagem.
Lançamento de um nugget de frango ao espaço marcou a comemoração de 50 anos de rede de supermercados islandesa. Imagem: South West News Service/Reprodução
Diante do maquinário, o nugget da Iceland Foods subiu 33.528 metros acima da Terra – o que, medido em nuggets, daria algo próximo de 880 mil deles empilhados. Depois de pouco menos de duas horas, a delícia gastronômica chegou ao objetivo, enfrentando temperaturas de -60ºC até fazer o caminho de volta ao chão, despencando a uma velocidade de 322 km/h. Seu pára-quedas foi acionado à altura de 19 mil metros.
Fonte: Daily Mail