Uma dupla de cientistas divulgou uma nova teoria sobre o motivo que desencadeia a morte das estrelas anãs brancas, que posteriormente se transformam em supernovas. O gatilho, aparentemente, é um pequeno buraco negro feito de matéria escura que cresce dentro do núcleo da estrela. Em suma, a matéria escura – substância misteriosa e invisível que compõe a maior parte do universo – acumula-se no centro de uma anã branca até que ela se sobrecarregue e exploda.

Os astrônomos observaram estrelas anãs brancas – ou pelo menos o cadáver de corpos celestes pequenos demais para serem supernovas – detonando, mas não conseguiram desenvolver modelos de explicação para o fenômeno. O estudo, publicado em agosto deste ano na revista Physical Review D, influencia novas teorias.

“O segredo das supernovas é que, nos modelos de computador, nunca conseguimos que elas façam a ignição final”, disse Ashley Pagnotta, astrofísica da Faculdade de Charleston, que não trabalhou no estudo. “Sempre tem que haver um gatilho injetado”.

Os pesquisadores não possuem bases concretas para sustentar a ideia, pois não descobriram como monitorar a matéria escura. Fazer isso durante a criação de uma supernova seria ainda mais difícil.

“Seria algo como o tamanho de um próton, mas extremamente massivo”, disse o pesquisador da Queen’s University, Joseph Bramante.