Space X testa escudos térmicos para impedir que nave espacial queime

Elon Musk publicou em seu Twitter um vídeo mostrando as telhas hexagonais da superfície da nave em um teste de resistência de calor
Redação18/03/2019 13h05, atualizada em 18/03/2019 14h33

20190318100911

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Depois de obter sucesso com a cápsula Crew Dragon para a Estação Espacial Internacional (ISS), Elon Musk parece ter mudado o foco da SpaceX para outro grande projeto. Dessa vez, a mais recente tecnologia apresentada é um escudo térmico desenvolvido pela empresa para o foguete Starship. O intuito é testar o aparelho para que ele atue protegendo a nave do calor, impedindo que ela se queime, quando estiver no processo de reentrada para a Terra.

“Os escudos térmicos reduzem as temperaturas para até 1.376º C nas mais extremas e quentes regiões – o suficiente para suportar o calor da reentrada orbital”, disse Musk.

Em um último vídeo publicado pelo empresário em sua conta do Twitter é apresentada a tecnologia, que usa telhas em forma hexagonal, e por isso não fornece “nenhum caminho direto para o gás quente acelerar através das aberturas”.

“O resfriamento via transpiração será acionado sempre que notarmos a erosão do escudo, já que a nave precisa estar pronta para voar imediatamente após o pouso. Remodelação zero.” twitou Musk. Embora não seja uma tecnologia antiga, o resfriamento transpiracional é semelhante à forma como os animais suam para se refrescar e foi considerado pela NASA durante o início do programa espacial, mas acabou abandonado.

O desenvolvimento de naves espaciais também está ocorrendo em outras áreas. Recentemente, a SpaceX equipou seu novo protótipo, batizado de “Starhopper,” com um motor Raptor pela primeira vez, e planeja testá-lo em breve, possivelmente em uma semana. Os testes serão realizados na mesma região onde a SpaceX é avaliada, próxima à praia de Boca Chica, no estado do Texas, na fronteira com o México.

Fonte: Engadget

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital