Rover da Nasa recebe reator nuclear e está pronto para viagem a Marte

Equipamento tem um núcleo de plutônio e foi projetado para produzir energia elétrica para o Perseverance por até 14 anos
Rafael Rigues24/07/2020 14h38

20200305011113

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O rover Perseverance já está pronto para sua viagem a Marte. É o que afirma Tory Bruno, diretor da United Launch Alliance (ULA), empresa responsável pelo lançamento. Segundo ele, o Gerador Termoelétrico Multi-Missão por Radiosótopos (MMRTG, Multi-Mission Radioisotope Thermoelectric Generator), reator responsável pela produção de energia elétrica para o veículo, já está instalado e funcionando.

O MMRTG tem um núcleo de plutônio, que naturalmente decai, se transformando em elementos mais estáveis. Quando isso acontece ele libera energia na forma de calor, que é convertido em eletricidade para o rover. O reator é projetado para funcionar por 14 anos, e no início de sua operação é capaz de produzir 110 Watts.

O design é baseado no MMRTG de outro rover, o Curiosity. O Perseverance foi projetado para funcionar por pelo menos um ano marciano (2 anos terrestres), mas provavelmente poderá estender sua missão por vários anos, desde que não ocorram falhas sérias no hardware. O Curiosity foi projetado para durar o mesmo tempo, mas está explorando o planeta vermelho há 8 anos terrestres.

Reprodução

Foguete Atlas V que irá levar o rover Perseverance a Marte sendo manobrado para a plataforma de lançamento. Foto: Nasa

A Nasa optou por MMRTGs no Curiosity e Perseverance, pois estes geradores não são vulneráveis a condições climáticas. Outro rover da Agência, o Oportunity, deixou de operar quase 16 anos após pousar em Marte, depois que uma intensa tempestade de areia cobriu seus painéis solares e impediu a produção de energia.

O lançamento do Perseverance está programado para 30 de julho às 8h50 (horário de Brasília), a bordo de um foguete Atlas-V da ULA, partindo de Cabo Canaveral, na Flórida. Se tudo correr como programado o rover chegará a seu novo lar, a cratera Jezero em Marte, em 18 de fevereiro de 2021.

Fonte: Space.com

Colunista

Rafael Rigues é colunista no Olhar Digital