A colonização da Lua e de Marte consiste em muito mais desafios do que apenas a viagem espacial. Quem for viver nesses lugares, precisa de proteção contra radiação e meteoritos. Uma das soluções para isso é a construção de habitações no interior de tubos de lava, em vez de usar bolhas de vidro.

Uma pesquisa publicada na revista Earth-Science Reviews indica que há muito espaço dentro de cavernas de lava lunar e marciana. Para chegar a essa conclusão, a equipe comparou dados de tubos de lava da Lua e de Marte com estruturas similares na Terra. A análise sugere que muitas cavernas da Lua provavelmente têm interiores intactos e estáveis que as tornam particularmente atraentes para futuras explorações.

Segundo Francesco Sauro, autor do estudo, os tubos de lava podem fornecer escudos estáveis contra a radiação cósmica e solar. Além disso, protege dos impactos de micrometeoritos que ocorrem nas superfícies dos planetas. E eles ainda têm grande potencial para proporcionar um ambiente em que as temperaturas não variam do dia para a noite.

A Nasa pretende visitar primeiro os tubos de lava lunares e apenas depois se dirigir a Marte. Em 2019, a agência espacial enviou o robô Moon Diver para explorar tubos de lava no Havaí.