Um protótipo de cápsula para o Hyperloop criado por um grupo de estudantes da Universidade Técnica de Munique (TUM), na Alemanha, bateu um novo recorde de velocidade na quarta edição de uma competição anual promovida pela SpaceX (SpaceX Hyperloop Pod Competition). Construído em escala reduzida, com apenas 1,7 metros de comprimento e pesando 70 quilos, o veículo da TUM alcançou a marca de 463 km/h (288 mph). A vitória foi anunciada pela conta oficial do Hyperloop no Twitter.

Logo após o anúncio dos vencedores, Musk anunciou que os testes da competição do próximo ano vão acontecer em um túnel à vácuo de dez quilômetros de comprimento com uma curva. Na edição deste ano, o veículo percorreu um túnel subterrâneo de 1,6 quilômetros na sede da SpaceX em Hawthorne, Califórnia. O torneio é organizado pela SpaceX para premiar as melhores ideias para um sistema Hyperloop e visa alavancar o desenvolvimento da tecnologia.

Um sistema Hyperloop é como um “trem” subterrâneo, com cápsulas movidas por levitação eletromagnética dentro de túneis a vácuo. Com isso, a resistência do ar é eliminada e o veículo consegue alcançar velocidades muito maiores que as de trens comuns.

Apesar de o recorde representar um passo à frente para a tecnologia, a máquina do grupo de estudantes de Munique superou a marca anterior em apenas 6 km/h. A velocidade alcançada também continua bem abaixo da velocidade máxima de 1200 km/h prevista para o sistema.

Reprodução

O recorde anterior foi estabelecido na edição de 2018 pela mesma equipe (então conhecida como WARR Hyperloop), que alcançou 457 km/h com seu protótipo. A expectativa inicial dos estudantes alemães no teste deste ano era atingir uma velocidade muito mais alta de 600 km/h, quase metade da velocidade do som. No entanto, segundo o site Teslerati, a cápsula teve uma parada de emergência forçada depois de sofrer danos visíveis. 

Via: The Verge