A NASA criou um projeto que permite a exploração de Marte por meio de realidade virtual em parceria com o MIT (sigla em inglês do Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e com a Fusion (uma companhia de mídia da Disney-ABC).
Batizado de “The Mars 2030 Experience”, ele permitirá que os usuários naveguem pelo interior do habitat que a agência espacial americana propõe, mostrando, inclusive, como é vestir o traje especial Z-S, um protótipo que atualmente está sendo desenvolvido pela NASA.
Imagens capturadas pelas sondas não-tripuladas que foram enviadas ao planeta vermelho que foram usadas para desenvolver esse projeto, usando a tecnologia da realidade virtual. O lançamento oficial acontecerá em março de 2016, no VR/AR, um evento de tecnologia da South by Soythwest (SXSW) e o programa chegará para as pessoas junto do Oculus Rift, do Google Cardboard e do Samsung Gear VR.
Jason Crusan, diretor de sistemas de exploração avançados da NASA, afirmou que eles pensaram que essa seria a chance de compartilhar os elementos da exploração em Marte por meio da realidade virtual: “Nós já a utilizamos no treinamento de astronautas e simulações de naves espaciais, então pareceu lógico estender esse modelo bem sucedido para inspirar e educar a próxima geração de exploradores e cientistas”.
Os criadores do The Mars 2030 Experience já afirmaram que pretendem adicionar um módulo multiplayer que permitirá que um grupo de pessoas possa explorar conjuntamente o planeta vermelho. Ao reproduzir no ambiente virtual a superfície de Marte, eles permitem a exploração do terreno antes até de que os primeiros astronautas cheguem no planeta.