Poeira extraterrestre de explosão estelar é encontrada na Antártida

Grupo de pesquisadores europeus analisou 500kg de neve para encontrar os resíduos que, segundo eles, podem ter caído em algum momento nos último 20 milhões de anos
Cesar Schaeffer20/08/2019 19h07

20190820041229

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um estudo recente que analisou meia tonelada de neve da Antártida identificou resíduos extraterrestres que provavelmente caíram do Espaço após a morte de uma estrela. Segundo o grupo de cientistas austríacos e alemães responsável pela pesquisa, a poeira teria vindo de uma explosão estelar, conhecida também como supernova“.

Em entrevista à rede CNN, o astrofísico nuclear Dominik Koll disse que os detritos viajaram “bilhões de bilhões de quilômetros pelo espaço e têm milhões de anos”. A descoberta foi divulgada em um artigo na revista “Physical Review Letters”, no dia 12 de agosto.

A Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) explica que uma supernova acontece quando uma estrela massiva perde combustível para continuar queimando. Ao esfriar, a pressão interna da estrela consequentemente cai. Ao mesmo tempo, a gravidade diminui e a estrela entra então em colapso. “Imagine algo que tem um milhão de vezes a massa da Terra colapsar em 15 segundos”, explica a Nasa.

Esse tipo explosão emite uma enorme quantidade de poeira e de gás que, no caso, teria espalhado resíduos pelo Espaço que agora foram encontrados na superfície terrestre. “A Terra é constantemente bombardeada com poeira extraterrestre, contendo informação de valor imenso sobre os processos extraterrestres”, diz o estudo.

Os pesquisadores acreditam que os resíduos tenham chegado à Terra em algum momento nos últimos 20 milhões de anos. 

Fonte: G1

Redator(a)

Cesar Schaeffer é redator(a) no Olhar Digital